UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

29 de julho de 2012

QUADRILHAS DOS FAROESTES (IX) – OS BANDIDOS POUCO CONHECIDOS DE “O LAÇO DO CARRASCO”


Em “O Laço do Carrasco” Ray Teal chefiou uma quadrilha que era integrada pelo veterano Monte Blue, por Guinn ‘Big Boy’ William e por Frank Yaconelli. Poucas vezes um faroeste mostrou um grupo de bandidos tão simpáticos, ainda que neste filme de Roy Huggins eles estejam distante dos tipos que normalmente interpretavam no cinema. O personagem de Ray Teal só é menos cruel que o de Monte Blue. O bandido interpretado por Guinn ‘Big Boy’ Williams pertence à galeria dos sádicos e Frank Yaconelli é o menos desalmado de todos. Curiosamente, o quarteto está contra Randolph Scott e consequentemente contra Lee Marvin, este sim, um dos maiores vilões que o cinema já mostrou. Vale à pena conhecer esse bando que encurrala Randolph Scott e seus comandados em “O Laço do Carrasco”.


MONTE BLUE foi galã do cinema mudo, tendo feito par romântico com as principais estrelas daqueles tempos, entre elas Norma Shearer, Clara Bow, Gloria Swanson e Marie Prevost. Monte Blue estreou no cinema numa ponta em “Nascimento de uma Nação”, sendo depois dirigido por David W. Griffith também em “Intolerância” e em “Órfãs da Tempestade”. Amigo de Cecil B. DeMille, Blue participou de inúmeros filmes do famoso diretor. No cinema falado o ex-galã passou a ser um disputado coadjuvante, como em “Os Lanceiros de Bengala” (com Gary Cooper). Monte atuou em diversos seriados, entre eles “O Império Submarino”, “Agente Secreto X-9” e “G-Men Contra o Império do Crime” e em muitos faroestes como “As Aventuras de Bill Hickock” (com Bill Elliott) e “Cidade Sem Lei” (com Erroll Flynn). O derradeiro trabalho de Monte Blue no cinema foi interpretando ‘Gerônimo’, em “O Último Bravo”, com Burt Lancaster. Monte Blue nasceu em 1887, em Indiana, tendo sido criado em orfanato e antes de ser ator foi lenhador, bombeiro, mineiro e jogador de futebol americano, graças a sua altura de 1,92. Monte Blue foi casado três vezes e faleceu em 1963, aos 76 anos de idade após sofrer um ataque das coronárias. Seu nome verdadeiro era Gerard Montgomery Blue, sendo descendente de índios Cherokee.

FRANK YACONELLI foi o menos conhecido dos sidekicks de Cisco Kid, mesmo tendo a sorte de atuar com Gilbert Roland, o melhor de todos os atores que encarnaram o famoso mocinho mexicano. Yaconelli interpretou o personagem ‘Baby’ em três filmes da série “Cisco Kid”: “Bandidos do Deserto”, “O Bandido e a Dama” e “Povoado Violento”. Nascido na Itália em 1898, Francesco Yaconelli imigrou com seus pais para os Estados Unidos quando tinha apenas um ano de idade. O mais velho de 12 irmãos, Francesco tocava acordeão nas ruas, quando adolescente, para ajudar a família. Mesmo menor de idade se alistou no Exército e participou da I Guerra Mundial, tendo então se naturalizado cidadão norte-americano. Passando a se chamar Frank Yaconelli, fundou com um irmão uma pequena produtora de filmes que acabou falindo. Resolveu então somente atuar, fazendo seu primeiro filme em 1927 e interpretando sempre personagens de origem latina. Em 1942 Yaconelli voltou a se alistar nas Forças Armadas e participou também da II Guerra Mundial, desta vez não nos fronts de batalha, mas acompanhando as troupes de artistas que se apresentavam nos acampamentos miltares. Assim como ocorreu em “O Laço do Carrasco”, Frank Yaconelli raramente tinha seu nome creditado, nos filmes, mas era um rosto simpático e bastante conhecido. Yaconelli era casado com Ruth Findlay e faleceu em 1965, de câncer do pulmão.

GUINN ‘BIG BOY’ WILLIAMS fazia jus ao apelido pois era alto e muito forte. Nascido em 1899 no Texas, seu nome verdadeiro era Guinn Terrell Williams Jr., filho de um ex-oficial do Exército que queria ver o rapagão formado em West Point. Mas Guinn, apesar de se formar em Direito, passou a ganhar a vida como cowboy em rodeios. Num dos rodeios em que participou conheceu Will Rogers que o apelidou de ‘Big Boy’ e o levou para o cinema. ‘Big Boy’ estreou como ator num filme estrelado pelo próprio Will Rogers, em 1919, demonstrando talento para a comédia. Porém o enorme texano era excelente cowboy e logo passou a atuar indistintamente em westerns ‘A’ e ‘B’. Entre os muitos westerns de melhor orçamento que participou estão “Uma Cidade que Surge” e “Caravana de Ouro” (ambos com Errol Flynn), “Terra do Inferno” (com Randolph Scott), “Renegado Heróico”, com Gary Cooper. ‘Big Boy’ possuía uma fazenda em Brackettville, e como era amigo de John Wayne, participou de “O Álamo”, ocasião em que já estava doente sofrendo de uremia. Mesmo assim John Wayne conseguiu um pequeno papel para Guinn em “Os Comancheiros”, seu último filme, em que Guinn aparece bastante debilitado. Guinn ‘Big Boy’ Williams faleceu em 1962, aos 63 anos de idade, tendo sido casado três vezes.

RAY TEAL será sempre lembrado como o xerife Roy Coffee de Virginia City na série “Bonanza”. Roy Coffee foi introduzido na segunda temporada, em 1960, permanecendo na série por mais sete temporadas, até 1967. Apenas Lorne Greene (429), Michael Landon (426), Dan Blocker (415), Pernell Roberts (199) e Victor Sem Young (105) atuaram mais vezes que Ray Teal em “Bonanza” que como ‘Roy Coffee’ esteve com a estrela de xerife de Virginia City no peito em 96 episódios. Coadjuvante dos melhores, Ray Teal foi um dos atores coadjuvantes que mais atuou em filmes importantes, desde sua estreia no cinema em 1937 até “Chisum” (com John Wayne), sua despedida das telas. A relação quase completa dos trabalhos de Ray Teal como ator está na biografia que WESTERNCINEMANIA publicou dele em 5 de abril de 2012 com o título “Ray Teal, o Querido Xerife Roy Coffee de Bonanza”. Ray Teal, que nasceu em 1902 em Grand Rapids, no Michigan, era band-leader antes de se tornar ator. Um dos mais estimados atores coadjuvantes de Hollywood, Ray Teal faleceu de causas naturais aos 74 anos de idade.


3 comentários:

  1. Esse eu não conheço... Darci, já viu RAÍZES DA AMBIÇÃO? E que tal um post sobre o humor no western? Vi um dia desses UMA CIDADE CONTRA UM XERIFE e me acabei de ri.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sam. se você riu com Uma Cidade Contra um Xerife vai rir muito mais com a a continuação Látigo, o Pistoleiro, com o mesmo James Garner e com Susan Pleshette como a mocinha atrapalhada. Raízes da Ambição é com James Caan? Está na fila, apesar de Jane Fonda encabeçar o elenco, o que dá prioridade ao filme... Boa sugestão a do humor no Velho Oeste.
    Darci

    ResponderExcluir
  3. Uma Cidade Contra um Xerife é uma comédia acima da média, . E, conforme cita o Darci, Látigo, o Pistoleiro, se sai ainda melhor que o primeiro.
    No meu ver foram os filmes que salvaram a carreira de diretor de Burt Kennedy, que pode ter sido um formidável roteirista, mas não deu sorte na direção.

    É neste filme que o Jack Elan destila todo o seu talento, num papel que provoca risos a ermo.

    Quanto ao pessoal constante da quadrilha, nunca os observei com atenção mais detalhada, embora tenha visto dezenas de vezes seus rostos em filmes diversos, sendo que o Ray Teal e o Guinn Williams os que mais vezes vi trabalhando e cujas faces ficaram mais marcadas.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir