UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

10 de janeiro de 2012

SÉRIES WESTERNS DE TV - PROCURADO VIVO OU MORTO (WANTED: DEAD OR ALIVE)


A televisão, quando iniciou suas próprias produções, há mais de 60 anos, sempre revelou atores que acabaram por se tornar grandes astros do cinema e Steve McQueen é um dos mais perfeitos exemplos desses casos. Depois de alguns anos como obscuro pretendente ao estrelato no cinema, McQueen aceitou protagonizar Josh Randall na série "Wanted: Dead or Alive", que no Brasil foi exibida com o título de "Procurado Vivo ou Morto".


COMO SURGIU JOSH RANDALL - Uma das muitas séries de TV do gênero western em 1958 era "Trackdown", produzida pela Four Star, estrelada por Robert Culp e exibida pela CBS. No episódio de "Trackdown" intitulado The Bounty Hunter e que foi ao ar em 7 de março de 1958,  havia um caçador de recompensas de nome Josh Randall, interpretado por Steve McQueen. Esse episódio teve grande impacto e a interpretação de McQueen não passou despercebida por ninguém, principalmente por Dick Powell, presidente da Four Stars Productions. Powell escalou o produtor John Robinson para cuidar da nova série mas ela teria que ter Steve McQueen como o personagem Josh Randall. McQueen foi contratado e no dia 6 de setembro de 1958, a série intitulada "Wanted: Dead or Alive" foi ao ar pela primeira vez com o episódio Martin Poster. Esse episódio foi dirigido por Thomas Carr e tinha no elenco, além de McQueen, Martin Landau (interpretando o bandido perseguido por Josh Randall) e ainda Nick Adams. Segundo Edward Buscombe, em sua enciclopédia "The BFI Companion to the Western", em 1958 as três grandes redes de televisão norte-americanas - CBS, NBC e ABC - produziam juntas nada menos que 40 séries semanais de faroestes. O gênero havia atingido o pico e aparentemente só haveria espaço para algum tipo de personagem principal bastante diferente E foi isso que "Wanted: Dead or Alive" (Procurado Vivo ou Morto) conseguiu pois não apenas criou um personagem diferenciado de todos os demais como ainda transformou Steve McQueen num astro do dia para a noite.


O HOMEM DA ESCOPETA - Josh Randall era um ex-soldado do Exército Confederado que se tornou caçador de recompensas (bounty hunter). Esse personagem comum no Velho Oeste não era tolerado em muitas cidades e era visto com antipatia pela Justiça. Randall, ao invés do tradicional Colt 45, usava uma arma bastante estranha que era um rifle Winchester costumizado com dois canos, ambos cortados, e que disparavam cartuchos de diferentes calibres (.30 e .40). Medindo aproximadamente 40 cm, esse tipo de escopeta é também chamado de 'Mare's Laig' (qualquer coisa parecida com patada de mula). Uma arma assim especial tinha também uma cartucheira especial que Josh Randall tanto carregava na cintura ou no ombro. E o caçador de recompensas manuseava a arma com incrível habilidade e pontaria certeira. Mas essa arma era apenas um complemento na caracterização do bounty-hunter pois o ponto alto da série era mesmo o irresistível carisma com que McQueen criou o personagem. Filmada em preto e branco a série "Wanted: Dead or Alive" tinha episódios com duração de 25 minutos e cada um deles trazia Josh caçando implacavelmente os procurados pela Justiça desde que eles tivessem uma boa recompensa por suas capturas vivos ou mortos. A série ficou no ar por três temporadas (1958/59, 1959/60 e 1960/61), sendo que na segunda temporada os produtores decidiram criar um personagem coadjuvante fixo, espécie de sidekick de Randall, chamado Jason Nichols, interpretado pelo ator Wright King. A participação desse personagem não empolgou os telespectadores e Nichols desapareceu, voltando Josh Randall a ser o temido, determinado e solitário caçador de recompensas.

 O MAIS BEM PAGO ATOR DO CINEMA - A fama alcançada por Steve McQueen na série "Procurado Vivo ou Morto" foi que o levou a ser contratado para interpretar Vinn Tanner em "Sete Homens e um Destino" (The Magnificent Seven). O estrondoso sucesso mundial desse western de John Sturges catapultou McQueen para o panteão dos mais promissores astros de Hollywood. As propostas para novos filmes com Steve McQueen chegavam em número cada vez maior, assim como cada vez maior eram os salários oferecidos para atuar no cinema. Foi impossível para a Four Star segurar Steve para emplacar a quarta temporada pois além do ator ter se tornado caro para os padrões da época na televisão, McQueen queria mesmo era fazer filmes cada vez mais espetaculares como "Fugindo do Inferno", de John Sturgess ou aqueles em que pudesse mostrar o excelente ator que era, como "O Preço do Prazer", ao lado de Natalie Wood. Em determinado momento de sua carreira, Steve McQueen se tornou o mais bem pago ator cinematográfico, recebendo o invejável e nunca antes atingido salário de três milhões de dólares por um único filme.

Deixando o cavalo de lado, McQueen e um de seus
primeiros carros esportes: Jaguar XK-SS
 O NETO DE JOSH RANDALL - Steve McQueen era apaixonado por velocidade e não gostava muito de cavalos, preferindo montar uma motocicleta e mais ainda um carro esporte, de preferência conversível. Mesmo assim apreciou ter atuado em "Procurado Vivo ou Morto", série que teve um total de 94 episódios e é hoje considerada uma série clássica. Entre os muitos atores convidados para os episódios semanais estavam o amigo de McQueen, James Coburn (três episódios) e Warren Oates (quatro episódios). Quem mais dirigiu episódios da série foi Thomas Carr, fazendo-o por 26 vezes. Transcorrida por volta de 1880, a série "Wanted: Dead or Alive" teve como principais locais de filmagem Corriganville, Iverson Ranch, Jack Ingram Ranch e na Western Street da Republic Pictures (todos na Califórnia) e ainda no Apacheland Studios, no Arizona. Uma das fotos de divulgação da série mostrava um poster com o nome de um procurado chamado Lewt McCanles, nome idêntico ao do personagem de Gregory Peck em "Duelo ao Sol" (Duel in the Sun), de 1946. Em 1986 o ator Rutger Hauer estrelou o filme de ação "Exterminador Implacável", cujo título original era "Wanted: Dead or Alive". O personagem interpretado por Hauer chamava-se Nick Randall e era neto de Josh Randall, o inesquecível caçador de recompensas criado por Steve Mcqueen.

Josh Randall pronto para caçar Lewt McCanles, conforme indica o
cartazete. É uma série de TV homenageando um western famoso.
Abaixo a próxima atração desta seção "Série Westerns da TV".

17 comentários:

  1. Nunca ouvi falar desta série... Sou fã de McQueen...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Quenn foi, sem duvida um grande astro. Pena ter nos deixado tão cedo, aos curtos 50 anos.
    Somente vim a ter TV em 1971, ao me casar. De forma que jamais vi uma série sequer, já que o TCM, o unico canal de TV que reprisa tantas séries antigas, nunca passa as que desejamos.
    Apesar de seus ótimos faroestes, os filmes de Quenn que mais gostei foram Os Implacáveis e um em que ele faz o papel de um caçador de recompensas, acho que em 80 ou 81, com ele já acometido pelo mal que o tirou de nós. Acho que o filme era algo mais ou menos como Caçador ou Perseguidor Implacável. Delicioso filme.
    Mas esteve ótimo tb em Fugindo do Inferno, que fez depois de Sete Homens e um Destino, embora Nevada Smith jamais me agradasse.
    Questão de gosto, pois adorei um filme de guerra, que ele fez dirido por Don Siegel, em preto e branco, e cujo nome ora me foge.
    Adoraria ver esta série Procurado Vivo ou Morto. Deve ter sido uma delicia, com ele pondo em cenas aquele seus cacoetes caracteristicos.
    Steve se foi mas nos legou muita coisa boa.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jurandir, o filme de guerra a que você se refere é O Inferno é para os Heróis, rodado após a série Procurado Vivo ou Morto ter saído do ar. Essa série foi relançada integralmente em DVD nos Estados Unidos e no Brasil circulam muitas cópias de episódios, inclusive legendados. Vale à pena conhecer o bounty hunter Josh Randall.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Darci por nos tributar com esta série de artigos sobre séries de TV em Westerns. McQueen era sem dúvida uma lenda e um competentíssimo ator. Verei se procuro esta série com colecionadores. Forte Abraço!

    Paulo Néry
    Filmes Antigos Club Artigos
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    PS- A Serie TEMPLE HOUSTON, com Jeffrey Hunter, já foi exibida aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Paulo. Creio que a série de Jeffrey Hunter não chegou ao Brasil pois não fez sucesso nos States, sobrevivendo apenas 26 episódios. Mas tenha certeza que o expert em séries de TV Ivan Peixoto vai saber responder. Vou te repassar fotos que eu nunca havia visto de Jeffrey Hunter que o gaúcho Ivan me mandou.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto, Darci. Inclusive falando da escopeta, que recebia um close na abertura da série, na cintura de Josh, para depois a câmera subir e mostrar Steve McQueen arrancando um aviso de "procura-se: vivo ou morto".
    Nesta série, já brigava por roteiros melhores e discutia com diretores. Seu difícil temperamento, as drogas, até o fato de ser um reconhecido pão-duro, remete a uma ferida tão séria como o câncer que o vitimou: sua infância.
    O pai abandonou esposa e filho e a mãe o deixou na casa de um tio. Dessa época, não existem fotos de aniversários, de passeios, nada.
    Depois, foi levado pela mãe para um reformatório, onde por várias vezes ficou acompanhado apenas dos funcionários, pois era a única criança sem receber visitas e retornar para casa nas férias.
    Lembro da emocionada Neile Adams, sua primeira esposa, contando esses tristes fatos em um documentário.

    ResponderExcluir
  7. Ivan, há uma postagem sobre Steve McQueen aqui no Cinewesternmania contando melhor sua história pessoal, Mas suas observações são (sempre) excelentes. A primeira vez que vi Neile Adams foi numa revista Paris Match quando McQueen despontava. Os dois na capa e numa matéria de algumas páginas falando da 'felicidade' do casal... Fiquei impressionado com a Neile com aquele cabelinho curto, misto de Audrey Hepburn e Jean Seberg.

    ResponderExcluir
  8. Paulo, enquanto escrevia, não vi teu comentário e nem a resposta do Darci. Desconheço se a série foi exibida no Brasil.
    Darci, lamento se repeti alguma informação de outro post, tua "linha de produção" não para e ainda falta muita coisa para ler.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelas informações, Darci e ao Ivan.

    Alguns anos atras questionei com o Gilberto Patriota sobre esta série e ele havia informado que foi exibida no Brasil, com o título de HOUSTON CHAMA!.

    Não lembro o nome da emissora que foi exibida, mas pelo visto, não foi em todo o Brasil, o que pode explicar também grande parte do desconhecimento do público, ao passo que resolvi perguntar aqui no CINEWESTERNMANIA. Nunca vi menção desta série ser exibida aqui e olhem que já fiz diversas pesquisas.

    No site imdb informa que não passa de uma temporada com 26 episódios de fato, e Jeffrey foi um dos produtores executivos.

    Abraços a todos e novamente obrigado

    ResponderExcluir
  10. Amigos, quem tem familiaridade com downloads encontra facilmente essa série, completa, para baixar. Foi o que fiz no ano passado.

    Possuo todos os episódios, com muito boa qualidade.
    As legendas que encontrei foram italianas e com português de Portugal.
    Vale a pena pois é sensacional ver o McQueen, ainda muito jovem, em tantos episódios de bang-bang.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  11. Curiosamente Steve McQueen participou somente de quatro longa-metragens do gênero western: "Sete Homens e Um Destino", "Nevada Smith", "Junior Bonner" (que não é bem um western e sim um filme cuja estória aborda cowboys modernos) e "Tom Horn".

    Por isso a série "Procurado: Vivo ou Morto" é obrigatória. Foi ela que ajudou a imprimir o nome de McQueen no gênero western. E certamente foi graças a ela que ele conseguiu se tornar um dos "Sete Magníficos" do western de John Sturges.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  12. Édson, circulam aqui no Brasil as cópias com legendas feitas em Portugal. Quem distribui é aquela pessoa que coloca telefones sobre as imagens. Há uma postagem sobre a vida e a carreira de Steve McQueen neste blog.

    ResponderExcluir
  13. Darci, os episódios que possuo foram por mim mesmo "baixados" da internet. Depois consegui as legendas portuguesas e italianas. E como aprendi os truques de como fazer os dvds, gravei-os e ficou muito bom. Sem mensagem alguma sobre as imagens. Parecem até originais.
    E, claro, já li a postagem sobre o McQueen.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  14. anônimo,qual o site que voçê baixou esta serie do Mcqueen pois ando á procura dessa relíquia.TORRES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc quiser tenho esta serie 1ªtemp 9dvds e 2ªtemp
      8dvds completas imagens otimas meu e-mail psergio58@hotmail.com

      Excluir
  15. Amigos, sou dublador e dentre os vários filmes e seriados que dublei, (Nacional Kid, Jornada nas Estrelas, Jeanne é um Gênio, etc.), esta série me é particularmente marcante. A série se chamava mesmo em português, "Procurado Vivo ou Morto", eu dublei o Steve McQueen nos estúdios da antiga Odil Fono Brasil, que na época era na rua Petrópolis. Foram somente os primeiros 26 episódios dublados, sendo interrompida sem motivos claros, mas penso que houve problemas entre a distribuidora e a emissora de TV, se não me engano, TV Record.
    É tudo que me lembro pois dublei esta série em 1969 na Odil, onde dublamos também O Paladino do Oeste (Have a Gun will Travel) e Cimarron, séries do mesmo gênero. Ok? espero ter contribuído com sua ótima página.

    Emerson Camargo

    Qualquer dúvida, emerson7@superig.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Emerson
    Parabéns pelo seu trabalho de dublador de séries imortais da TV. Dublar Steve McQueen deve ter sido um de seus grandes momentos como dublador. Vou verificar se tenho algum episódio dublado para ouvi-lo.
    Abraço do Darci Fonseca

    ResponderExcluir