Frank S. Nugent e Robert Wise |
Frank S. Nugent faleceu aos 57 anos,
reconhecido como um dos principais roteiristas de seu tempo. São de Nugent, em
associação com John Ford, de quem se tornou roteirista preferido, os screenplays
destes filmes: “Sangue de
Heróis” (Fort Apache), “O Céu Mandou Alguém” (3 Godfathers), “Legião
Invencível” (She Wore a Yellow Ribbon), “Caravana de Bravos” (Wagon Master),
“Rastros de Ódio” (The Searchers) e “Terra Bruta” (Two Rode Together), todos
westerns. Além desses, Nugent escreveu para Ford também os roteiros de “Depois
do Vendaval”, “Mr. Roberts”, “The Rising of the Moon”, “O Último Hurra” e “O
Aventureiro do Pacífico”. Mesmo conhecedor profundo do faroeste, Frank S.
Nugent escreveu somente uma história no gênero, intitulada “Two Flags West”,
levada ao cinema por Robert Wise em 1950 e que no Brasil se chamou “Entre Dois
Juramentos”. Nugent partiu de um fato real, o decreto assinado em 1864 por
Abraham Lincoln, em plena Guerra Civil, que anistiava soldados confederados que
jurassem lutar pela União, trocando de lado. Em 1965 Sam Peckinpah retornou ao
tema com “Juramento de Vingança” (Major Dundee). Robert Wise já havia realizado
o faroeste noir “Sangue na Lua” (Blood on the Moon) em 1948 e faria depois
“Honra a um Homem Mau” (Tribute to a Bad Man) em 1957. Entre os dois Wise
filmou “Entre Dois Juramentos”, sendo os três filmes as únicas experiências no
gênero western dentro da bem sucedida carreira do grande diretor.
Confederados prisioneiros transformados em soldados ianques |
Jurando
em falso - Casey Robinson roteirizou a história de Frank S. Nugent,
que conta como um pelotão inteiro do Exército Confederado cai prisioneiro dos
nortistas e é enviado ao Forte Thorn, comandado pelo Major Kenniston (Jeff
Chandler). O Coronel Tucker (Joseph Cotten) liderava os soldados confederados e
a ele é feita a proposta de trocar a farda sulista pela azul do Norte e passar
a obedecer as ordens de Kenniston. Sem alternativa a não ser mofar na prisão,
os sulistas aceitam fazer o juramento mas sem perder de vista a possibilidade
de virem a escapar na primeira oportunidade que surgir. As forças do Norte
estavam reduzidas uma vez que quase todo contingente de soldados estava nos
campos de batalha. O pelotão sulista transformado em soldados da União recebe a
missão de escoltar uma caravana e planeja uma fuga durante o trajeto. O plano é
atrapalhado pelo destempero do Major Kenniston que mantinha prisioneiro o filho
de um chefe índio e mata friamente o jovem índio, o que provoca um ataque feroz
contra o Forte praticamente indefeso. Avisado do ataque o Coronel Tucker e seus
homens retornam ao Forte Thorn em tempo de evitar a consumação do massacre
total pelos índios. Estes tomam a decisão de cessar os ataques desde que o
Major Kenniston se entregue, o que ocorre, sendo ele morto pelos índios que se
afastam deixando os sobreviventes do Forte em paz.
Jeff Chandler |
Oficial
cruel e rancoroso - “Entre Dois Juramentos” rompe com os
tradicionais embates entre Norte e Sul durante a Guerra Civil, sendo bastante
simpático aos sulistas que demonstram hombridade ímpar na decisão de se
sacrificar pelo ainda inimigo Norte. Este é representado pela figura cruel e
psicótica do Major Kenniston, aleijado em batalha e que nutre igual ódio pelos
sulistas e pelos índios. Seu comportamento odioso se explica não só pelo
ferimento sofrido que o deixou manco mas também por ter perdido o irmão em
batalha. E a personalidade ressentida de Kenniston é completada ainda por ser
ele apaixonado por Elena Kenniston (Linda Darnell), sua cunhada viúva, que
nutre por ele uma quase aversão. Poucas vezes se viu um tão repulsivo e amargo
oficial como o personagem desse Major que tem como contraponto o Coronel
Tucker, confederado nobre em casa uma de suas atitudes, mesmo em relação à
linda Elena que por ele demonstra afeição.
Linda Darnell e Joseph Cotten |
Amor
pela cunhada viúva - Há ainda no Forte Thorn outro
admirador da bela viúva mexicana, o Capitão Mark Bradford (Cornel Wilde), que
também recebe atenção de Elena. Em westerns a personagem feminina é normalmente
criada para possibilitar o romance tão ao gosto das plateias (especialmente a
feminina) e também para que entre tantos rostos rudes, no caso os de sofridos
de soldados, reluza a beleza de uma atriz. Inteligentemente a história de Frank
S. Nugent coloca Elena entre os três homens, mas poderia ter explorado mais
profundamente a relação entre ela e o atribulado Major Kenniston pois o filme é
relativamente curto (92 minutos) para a complexidade da história. Talvez Wise
não tenha feito isso porque nem Jeff Chandler nem Linda Darnell possuíam
talentos suficientes para uma maior dimensão de uma subtrama como essa.
Joseph Cotten, Linda Darnell e Cornel Wilde |
Cornel Wilde |
Contendo
índios revoltosos - O racismo do Major Kenniston é
exacerbado e “Entre Dois Juramentos” se alinha entre a série de filmes daqueles
anos a olhar os índios com simpatia e a justificar a ferocidade com que se
vingavam das atrocidades que sofriam. Ordens de Washington são dadas para que
os confederados transformados em ianques sejam utilizados na contenção da luta
dos nativos pela recuperação de suas terras. Algo que soa degradante para os
sulistas que, mesmo nos estertores da Guerra Civil, querem lutar ao lado de
seus companheiros sob a liderança de Robert E. Lee. Morto o responsável pela
carnificina quase completa que ocorreu no Forte Thorn, a paz volta a reinar e o
filme termina com a luminosa visão de uma América na qual Norte e Sul se
irmanem.
Joseph Cotten |
Tempos
de bons westerns - O clímax de “Entre Dois Juramentos”
se dá com o cerco ao forte e o brilhante trabalho de Robert Wise com o auxílio
do cinegrafista Leon Shamroy. A intensa movimentação é valorizada com a atuação
dos stuntmen dando realismo à ação.
Filmado em preto e branco, este western fica no meio termo entre uma
produção A e a imediatamente inferior da Fox ao utilizar atores como Joseph
Cotten que nunca chegou a ser considerado astro de primeira grandeza apesar de
ser um ator de raros predicados. Cornell Wilde e Linda Darnell experimentavam o
início da decadência de suas carreiras e Jeff Chandler era uma aposta que
Hollywood fazia com sua figura exótica de galã. Cotten domina o filme todo até
porque nenhum dos demais atores principais lhe faz sombra com suas atuações que
não entusiasmam. Chandler foi uma má escolha pois seu personagem é uma figura
trágica e rancorosa à qual ele reduziu a um oficial inexpressivo. “Entre Dois
Juramentos” foi realizado quase simultaneamente à famosa Trilogia da Cavalaria
de John Ford. Tempos em que o cinema tinha no gênero western um dos seus
pilares e o público se comprazia com tantos bons filmes como é o caso deste
dirigido por Robert Wise.
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