Dorothy Malone e Fred MacMurray em "Mancha de Sangue". |
O nome do
diretor Harry Keller é familiar para os fãs dos westerns em série da Republic
Pictures pois foi ele o diretor dos últimos faroestes dos mocinhos Allan
‘Rocky’ Lane e Rex Allen para aquele estúdio. Findo esse ciclo Harry Keller
prosseguiu carreira na Universal Pictures dirigindo Audie Murphy e Fred
MacMurray duas vezes cada, ambas as vezes em westerns. MacMurray era um ator que
se sentia bem mais à vontade de terno e gravata em dramas ou comédias que cavalgando
pelo Velho Oeste. Estão aí para comprovar esse fato os clássicos “Pacto de
Sangue” (1944) e “Se Meu Apartamento Falasse” (1960). Mas parece que os
produtores entendiam diferente pois Fred MacMurray estrelou nada menos que oito
westerns entre os anos de 1955-1959. Dois deles ao lado da fascinante Dorothy
Malone. O primeiro foi “Mancha de Sangue” (At Gunpoint) em 1955 e em 1957 foi a
vez de “A Última Etapa” (Quantez) reunir MacMurray e Dorothy. Uma pena que a
direção deste último tenha sido entregue a Harry Keller.
Duelo fatal em Quantez; abaixo John Larch, John Gavin, Fred MacMurray. |
Cerco na cidade fantasma - “A Última
Etapa” tem roteiro de R. Wright Campbell e começa com quatro homens e uma
mulher fugindo rumo ao México, perseguidos por uma patrulha, após terem
assaltado um banco. O líder do grupo é Heller (John Larch) que trouxe na fuga
sua namorada Chaney (Dorothy Malone). Os outros homens são o pistoleiro John
Coventry (Fred MacMurray) que mudou seu nome para Gentry para evitar ser
reconhecido; Gato (Sidney Chaplin) e Teach (John Gavin). Ao anoitecer o grupo
se refugia num lugarejo denominado Quantez que está abandonado há algum tempo,
sem viva alma no local. Os habitantes de Quantez foram expulsos pelos apaches
chefiados por Delgadito (Michael Ansara) e este espera pela aurora para atacar
o bando de ladrões de banco que ali se instalou. Heller reuniu seu bando
metodicamente pois Gentry é conhecedor daquela região que levaria ao México;
Teach foi escolhido por alardear ser rápido no gatilho; Gato é um branco que
foi criado por apaches e seria útil diante da presença dos apaches hostis. Gato
porém faz contato com Delgadito passando a informar o chefe índio sobre as
ações do bando. Descoberto como espião, Heller golpeia Gato e ao raiar do dia
seguinte tenta atirar em Teach mas é baleado por Gentry. Os dois
sobreviventes e mais Chaney fogem a cavalo perseguidos pelos apaches até uma
depressão de terra. Para atravessar o local havia uma ponte que está
parcialmente destruída. Enquanto Teach e Chaney tentam escapar Gentry permanece
do lado em que estão os índios, enfrentando-os. Gentry é morto mas possibilita
a fuga do casal.
Fred MacMurray e John Gavin |
Terra dos homens maus - Este
western de Harry Keller possui alguns aspectos que poderiam torná-lo bastante
interessante. Não há heróis e todos os personagens são maus: John Coventry é um ex-pistoleiro
responsável por muitas mortes e que pretende mudar de vida após o roubo ao
banco. Para isso adota um novo nome mas acaba sendo reconhecido por um velho aventureiro
misto de menestrel e pintor chamado Puritan (James Barton); Heller é um assassino
frio que matou desnecessariamente uma pessoa durante o assalto ao banco e visa
ficar com o dinheiro só para ele; Teach é um mentiroso que se faz passar por
pistoleiro sem jamais ter enfrentado ou atirado em alguém; Gato quer a morte
dos companheiros de assalto para dividir o dinheiro meio a meio com os apaches;
a ex-saloon girl Chaney, por sua vez, detesta Heller que se considera dono dela
enquanto a moça assedia cada um dos homens visando fugir de Heller. Delgadito,
depois de utilizar as informações de Gato pretende matá-lo também porque sabe
que Gato não comunga a causa dos apaches, mas sim a própria. Como não poderia
deixar de ser, aos poucos a tensão entre os homens cresce e para isso também
contribui a presença provocadora de Chaney. Os quatro homens facilitam o trabalho de Delgadito ao iniciar a
autodestruição do grupo.
Belíssimo pôster de "A Última Etapa", com destaque para Dorothy Malone. |
Diálogos de "A Última Etapa". |
Filme claustrofóbico - Outro
aspecto de “A Última Etapa” que poderia resultar satisfatório é o ambiente
claustrofóbico em que se passa a quase totalidade do filme: o saloon de Quantez. Faroestes
muito bons como “Céu Amarelo” (Yellow Sky), de William A. Wellman e “Os Mal Encarados”
(Ambush at Tomahawk Gap), de Fred F. Sears também transcorrem em ambientes
semelhantes. Porém o roteiro excessivamente dialogado e repleto de frases
insonsas e ainda a falta de ação acaba, tornando o filme cansativo. Ameaças são
feitas o tempo todo dentro do saloon e a cada momento alguém corre risco de
morte sem que nada aconteça. Há uma boa cena de luta entre os personagens de
John Larch e John Gavin e no final as mortes de Larch e Sidney Chaplin. O
clímax que seria o final com John Coventry/Gentry enfrentando os apaches e
ajudando Chaney e Teach a alcançar o outro lado da enorme fenda é despido de
emoção. E tudo isso se passa nos dez minutos finais, valendo lembrar que dos 80
minutos que o filme dura apenas dez minutos foram filmados a céu aberto e com luz
natural. Faroestes de estúdio já bastam os das séries de televisão com seus
reduzidíssimos orçamentos. Este filme foi feito para o cinema e em Cinemascope, ainda que a cópia lançada seja em tela 3x4 e tenha contado com direção de arte do competente Alfredo Ybarra.
A linda Dorothy Malone |
Nem Dorothy Malone escapa - Poderia haver a prenissa que com Dorothy Malone no elenco nem tudo está perdido! Não é bem assim. A sedutora
atriz, que como poucas é capaz de interpretar uma mulher que já conheceu muitos
saloons e incontáveis homens, não é suficiente para segurar um filme que após
meia hora se mostra insuportavelmente modorrento. Dorothy, que um ano antes
havia recebido um Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante se vê obrigada a fazer
caras e bocas e a dar gritinhos histéricos como se estivesse num filme de
terror. Melhor sorte Dorothy teria em seus dois próximos faroestes, nos quais
atingiu o apogeu de sua deslumbrante beleza madura: “Minha Vontade é Lei” (Warlock) e “O
Último Pôr-do-Sol” (The Last Sunset), respectivamente de 1959 e 1961. Para
piorar um pouco as coisas em "A Última Etapa", essa cópia distribuída pela DVD Talent foi gravada a
partir de uma sofrível cópia em VHS com legendagem feita por alguém pouco
familiarizado com o idioma Português. A exuberância de Dorothy surge em imagens
desbotadas que a DVD Talent não se envergonha de colocar à venda. A bela atriz chega a cantar alguns versos de uma canção intitulada “True Love”, que nada tem a ver
com a clássica “True Love” de autoria de Cole Porter.
Dorothy com Fred MacMurray, com Sidney Chaplin e com John Gavin. |
Acima John Gavin, abaixo Michael Ansara. |
A canção do pistoleiro - Em
contraste com a qualidade técnica e com o ritmo monótono de “A Última Etapa”, o reduzido
elenco é bastante bom, a começar por Fred MacMurray convincente sem se esforçar
muito para isso. . John Larch interpreta o pior dos homens maus, o que para ele
não é difícil. Rara oportunidade para se ver Sidney Chaplin, único filho do
casamento de Carlitos com Lita Grey, atuando num faroeste. O sírio Michael Ansara,
mais uma vez, interpreta um indígena, ele que certamente é um recordista nessa categoria. O
veterano James Barton tem uma marcante aparição como o estranho ‘Puritano’ e é
ele também quem canta a canção “The Lonely One” ouvida durante a apresentação
dos créditos. Durante o filme Barton volta a cantar essa canção cujos versos
fazem referência à vida do pistoleiro John Coventry (Fred MacMurray). Surpresa é
ver John Gavin, que Alfred Hitchcock detestou dirigir em “Psicose” não comprometer
num faroeste. John Gavin, que a Universal lançou como substituto de Rock Hudson
participou de alguns poucos filmes, entre eles “Spartacus” e anos mais tarde se tornou embaixador norte-americano no México durante o governo Reagan, de
quem era amigo. Uma curiosidade sobre John Gavin é que ele fez questão de
aprender a Língua Portuguesa para poder ler “Os Lusíadas” no original. Gavin
deve lembrar de boa parte das épicas estrofes da obra de Camões, mas
certamente “A Última Etapa” não deve ter ficado em suas melhores lembranças como ator.
Fred MacMurray e John Larch |
Foto para publicidade com MacMurray e Dorothy; descanso nas filmagens e pés na tina para refrescar: Fred, Larch, Gavin e Chaplin ao redor de Dorothy. |
...grande resenha, como sempre amigo Darci ! Só uma ressalva: pra mim, a Dorothy mantém qualquer filme interessante até o fim..hehehe...
ResponderExcluirGrande abraço e até o próximo encontro !!
Beto M.
Pois é, amigo Beto, a maior razão para se chegar até o fim deste western é justamente a presença de Dorothy Malone. - Abraço do Darci.
ExcluirOlá, Darci!
ResponderExcluirPela qualidade técnica deficiente e má distribuição do filme no Brasil, descritas por você em seu texto, compreendo melhor porque este western permanecia até então desconhecido para mim. Valeu pela descoberta!
Um abraço!
O filme,pelo menos minha cópia,não está muito boa ! E o filme se arrasta um pouco naquela cabana. Mas,como já disseram,vale pela Dorothy !!
ResponderExcluir