El Mexicano desenhado por Umberto 'Hoppy' Losso. |
Carlos Jorge Mubarah é um rosto
conhecido na televisão brasileira pelas dezenas de comerciais feitos em sua
carreira de ator profissional. Isto, além de participações efetivas em
programas de grandes emissoras como a própria Rede Globo (Programa Ana Maria
Braga). E foi o talento de Mubarah que fez dele o principal destaque da
Confraria dos Amigos do Western durante mais de duas décadas. Percebendo que só
havia ‘mocinhos’ na confraria, Mubarah tornou-se o único ‘bandido’ e não um
bandido qualquer, mas um autêntico bandoleiro mexicano. Passou então a ser
conhecido por ‘El Mexicano’, ainda que alguns amigos insistissem em chamá-lo de
‘Pancho Villa’ dada sua grande semelhança com o revolucionário mexicano. A
marca registrada do Bandoleiro sempre foi o vasto bigode que o ator só raspa
por um cheque com pelo menos cinco zeros à esquerda da vírgula. Seu tipo
peculiar era a maior atração nas matérias jornalísticas produzidas nos áureos
tempos da confraria e suas ‘mortes’, alvejado pelos muitos mocinhos,
tornaram-se lendárias, como aquela exibida no ‘Fantástico’, em 1994.
Exímio ritmista e cantor, El Mexicano exibe sua arte em uma das inesquecíveis festas realizadas em sua acolhedora 'hacienda'. |
1.º) Da Terra Nascem os Homens (The Big Country), 1958 – William Wyler
2.º) Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch), 1969 – Sam Peckinpah
3.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 –
John Ford
4.º) O Álamo (The Alamo), 1960 – John Wayne
5.º) Sem Lei e Sem Alma (Gunfight at the OK Corral), 1957 – John Sturges
6.º) Vera Cruz (Vera Cruz), 1954 – Robert Aldrich
7.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 – John Ford
8.º) Hombre (Hombre), 1967 – Martin Ritt
9.º) Duelo de Titãs (The Last Train from Gun
Hill), 1959 – John Sturges
10.º) Os Jovens Pistoleiros (Young Guns), 1988 – Christopher Cain
Hombre macho que é, El Mexicano não
gosta de westerns sensíveis como “Os Brutos Também Amam” ou alegres como “Butch Cassidy” pois considera
os personagens desses filmes muito distantes da macheza de um John Wayne, Kirk Douglas ou Burt Lancaster, entre outros. Além de relacionar seu Top-Ten, El Mexicano citou outros dez faroestes que
considera também de altíssima qualidade artística. São eles, listados por ano
de produção:
Winchester
73 (Winchester ’73), 1950 – Anthony Mann
A Última Barricada (The Last Command), 1955 – Frank Lloyd
Onde
Começa o Inferno (Rio Bravo), 1959 – Howard Hawks
Minha
Vontade é Lei (Warlock), 1959 – Edward Dmytryk
Sete
Homens e um Destino (The Magnificent Seven), 1960 – John
Sturges
A
Face Oculta (One-Eyed Jacks), 1961 – Marlon Brando
O
Último Pôr-do-Sol (The Last Sunset), 1961 – Robert
Aldrich
Os
Comancheiros (The Comancheros), 1961 – Michael Curtiz
O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance) 1962 – John Ford
Os
Imperdoáveis (Unforgiven), 1992 – Clint
Eastwood
TOP-TEN IMAGENS DE EL MEXICANO
Un hombre malo con un corazón de oro, El Mexicano. |
Meu amigo Jorge !! Uma bela lista ! Seus preferidos são grandes filmes ! estou com saudade de nossas rodas de boa música !!
ResponderExcluirUm grande abraço !!!
Darci, gostei muito da lista do Jorge, e da rápida biografia que você faz sobre ele. De fato, os westerns que ele escolheu são de cabra macho. Mas... com a palavra ele: como explicar "Da terra Nascem os Homens", um western pacifista, com um protagonista sensível, um típico caso de amor, em tão relevante posição? Não precisa resposta, gostar de western bom como ele, já é a resposta.
ResponderExcluirAbraço!
Olá Vinicius
ResponderExcluirConheço bem esse hombre e sei que especialmente a figura de Burl Ives e ainda a de Charlton Heston. Chuck Connors e mesmo o civilizado Gregory Peck impressionaram o amigo Mexicano. E as histórias de amor entre Greg e Jean Simmons e Heston e Carroll Baker em Da Terra Nascem os Homens são bastante interessantes.
Abraço do Darci
OS JOVENS PISTOLEIROS NUMA LISTA DOS DEZ MAIS? MAS COMO DIZ JOSÉ FERNANDES "GOSTO É GOSTO". MAS ALGUNS GOSTOS SÃO BEM DESGOSTOSOS.
ResponderExcluirZé Carlos
Gostei da lista... e o primeiro lugar, com certeza "Da terra nascem os homens", não pelo tiroteio, mas sim, pelo brio e o método. Bem o estilo psicológico que eu gosto. Por isso gosto tanto do Stagecoach, ou, os Brutos também amam.
ResponderExcluir