John Wayne (Wayne-Fellows Productions)
pensou em Glenn Ford para interpretar ‘Hondo Lane’ no western “Caminhos
Ásperos” (Hondo), rodado e lançado em 1953. Glenn Ford era, sem dúvida, um ótimo
ator de faroestes mas após alguém assistir a performance de John Wayne protagonizando
o herói desse filme, fica difícil imaginar qualquer outro ator no lugar do Duke
que tem uma de suas melhores atuações como... ‘John Wayne’. Mas
“Caminhos Ásperos” não se resume à perfeita interpretação de Wayne como um rude
batedor do Exército pois nos 83 minutos desse faroeste há muita ação de
excelente qualidade. Há, por certo, algumas sequências de ação risíveis devido
à necessidade de criar efeitos para emocionar as platéias que vibravam com a
novidade daquele ano, o processo 3D (3.ª Dimensão). Relançado em 1995 “Caminhos
Ásperos” é um filme creditado ao diretor John Farrow e que ganhou status de um dos melhores
westerns da extensa filmografia de John Wayne, na qual o que não falta são
grandes filmes.
A chegada do estranho ao rancho; Vittorio protegendo a família |
Hondo
protegendo uma família no
Arizona - Segundo aqueles que leram a história original escrita por Louis L’Amour
intitulada “Hondo”, o filme segue à risca o original, inclusive reproduzindo na íntegra alguns diálogos contidos no livro. Seria então um caso de grande coincidência
as semelhanças entre “Caminhos Ásperos” e “Shane” (Os Brutos Também Amam) filme
de George Stevens saudado imediatamente como obra-prima do gênero e que obteve
enorme sucesso em seu lançamento. Assim como Shane no Wyoming, Hondo Lane (John
Wayne) também chega a um sítio no Arizona onde uma família necessita de
ajuda, aqui ameaçada não por grandes criadores, mas pelos apaches, legítimos
donos da terra. A senhora Angie Lowe (Geraldine Page) e seu filho de seis anos
Johnny (Lee Aaker) sentem-se mais seguros com a presença de Hondo até porque
foram abandonados por Ed Lowe (Leo Gordon), marido de Angie e pai de Johnny. O
traiçoeiro Ed Lowe tenta emboscar Hondo mas é morto por este em legítima defesa.
Mais que nunca Hondo se vê obrigado a proteger Angie e o menino. O chefe apache
Vittorio (Michael Pate), que nutre simpatia pela valentia do pequeno Johnny,
passa também a dar proteção ao menino e à mãe. Com a morte de Vittorio e com os
apaches em pé de guerra é Hondo quem salva Angie e Johnny, bem como lidera uma ação para salvar o que
restou do batalhão que deveria retirar os colonos daquela região. Finalizando a
aventura Hondo, Angie e Johnny partem para o rancho dele na Califórnia.
Uma
cara pequena produção - O custo de produção de “Caminhos
Ásperos” foi relativamente alto para que possa ser chamado de pequeno faroeste.
Econômico como seu Mestre John Ford, John Wayne viu os custos de produção quase
duplicarem com as constantes quebras das pesadas câmaras 3D e com as semanas à
espera dos consertos das mesmas. As presenças de uma centena de índios a cavalo e da
Cavalaria, mais o trabalho apreciável de uma dezena dos melhores stuntmen de
Hollywood, liderados por Cliff Lyons, também tiveram seu custo. Para melhorar
ainda mais a qualidade da produção Wayne chamou Alfred Ybarra para a Direção de
Arte e Robert Burks e Archie Stout para a cinematografia. Burks, para quem não
se lembra, foi o diretor de fotografia de todos os filmes do exigente Alfred
Hitchcock desde “Pacto Sinistro” (1951) até “Marnie, Confissões de uma Ladra”
(1964). Com uma equipe técnica desse nível John Wayne e seu sócio Robert
Fellows cometeram o erro de entregar a direção ao irregular John Farrow. Wayne
queria um diretor a quem pudesse manipular e John Farrow (marido de Maureen
O’Sullivan) era adequado para isso, além de custar pouco. E para maior azar de
John Wayne ele acreditou em seu agente Charles K. Feldman que lhe disse ter a
atriz perfeita para interpretar a feiosa e simplória mocinha da história.
Geraldine Page exibindo os dentes restaurados; abaixo cenas difíceis para John Wayne. |
Chuck Hayward dublando John Wayne; o cão Sam participando de uma cena. |
O heróico
Hondo de John Wayne - O relacionamento entre
Hondo-Angie-Johnny era fundamental para o sucesso do filme em seu aspecto romântico-sentimental,
como se passara em “Shane”. Ocorre que John Wayne nunca se deu bem em cenas de
amor e sentia-se mais à vontade com a heroína (especialmente se ela fosse
Maureen O’Hara) se a relação fosse de amor e ódio. Sem um romance convincente
“Caminhos Ásperos” tem na ação seu ponto alto e, aos 45 anos de idade, ainda
magro, John Wayne se encontrava em excelente forma física, agigantando
extraordinariamente seu personagem. Mesmo visivelmente dublado por Chuck
Hayward na sequência em que doma um cavalo e por Chuck Roberson em sequências
de luta, John Wayne está magnífico como o batedor que respeita os apaches e que
conhece como ninguém a lida de um cowboy. E muito bom de briga, sua
especialidade, derrubando com um soco os dois metros de altura de James Arness
(Lennie) que ousou provocá-lo. E o fortíssimo Leo Gordon foi sua vítima por
duas vezes, numa delas, para não perder a viagem John Wayne soca também seu
amigo Ward Bond (Buffalo), talvez pela ridícula barba que Bond ostenta no filme.
Para John Wayne, lutar com facas contra o apache Silva (Rodolfo Acosta) chega a
ser uma covardia e mesmo assim Silva crava uma faca no ombro de Hondo. Poucas
vezes se viu um John Wayne mais heróico na tela em um faroeste, definindo sua
carismática persona criada em “Hondo” que repetiria ad infinitum. O que nunca
mais Wayne repetiu foi a companhia de ‘Sam’ o incrível cão que é sua sombra no
filme.
John Ford chega a Camargo para assumir a direção enquanto John Farrow (no centro) desapareceu. |
John
Wayne contra a crise - Numa história não muito bem
esclarecida pelas testemunhas, John Ford apareceu nas filmagens de “Caminhos
Ásperos” exatamente no momento em que John Farrow se afastou das locações em
Camargo. Muito provavelmente John Wayne sentindo a dificuldade que Farrow teria
para dar a necessária dimensão às sequências de ataque dos apaches, incumbiu o
amigo Ford dessa missão. Mesmo sem crédito como diretor John Ford foi o
responsável pelos últimos dez minutos de maior movimentação que se constituem no clímax
do filme com John Wayne sobressaindo-se espetacularmente. “Caminhos Ásperos” é
tudo que um fã do gênero pode querer, com Wayne demonstrando que era
incomparavelmente superior a qualquer outro mocinho do cinema. Quando uma crise se
abateu em Hollywood no início dos anos 50, com a população começando a preferir
a televisão ao cinema, Jack Warner declarou, provavelmente depois de assistir
“Caminhos Ásperos”: “Não há crise que não
seja superada por três ou quatro westerns estrelados por John Wayne”. Mais
ainda se Wayne estiver entre seu amigos, como em “Caminhos Ásperos” em que é
coadjuvado por Ward Bond, James Arness, Paul Fix e os stuntmen Frank McGrath,
Cliff Lyons, Chuck Hayward, Chuck Roberson e outros. E como assistente de
direção outro amigo seu, Andrew V. McLaglen. Todos formando uma espécie de
Wayne Stock Company. O elenco de “Caminhos Ásperos” tem ainda o australiano Michael Pate e o mexicano Rodofo Acosta como apaches. O menino Lee Aaker faria sucesso na TV como o Cabo Rusty da série "Rin-Tin-Tin". E o inteligentíssimo cão Sam, que se chamava 'Pal' seria filho de Lassie e seu dono o teria perdido para John Wayne numa partida de pôquer.
Wayne, que em 1952 já era considerado um dos homens mais importantes dos EUA. |
Western
simpático aos índios - “Hondo” foi uma das primeiras
histórias publicadas por Louis L’Amour, autor que vendeu com seus livros a
impressionante cifra de 200 milhões de exemplares, sempre com histórias sobre o
Velho Oeste. John Wayne nunca escondeu que não morria de amores pela causa dos
índios, entendendo que eles pagaram o preço do avanço da civilização, opinião discutível de um ultradireitista. Porém “Hondo”
é uma história inteiramente favorável aos nativos com o personagem tendo vivido
entre os apaches, casado com uma índia e absorvido os costumes dos índios. Com
surpreendente sinceridade John Wayne cita durante o filme a dignidade dos apaches e
ao final, quando se prenuncia o extermínio dos bravos que sobreviveram ao chefe
Vittorio, um pesaroso Hondo diz que aquilo "é o fim de um estilo de vida".
Enquanto isso os conquistadores brancos de “Caminhos Ásperos” são mostrados
como marido e pai irresponsável (Ed Lowe) e oficiais incompetentes (o jovem
Tenente McKay). A capa de uma edição da revista Time de 1952 mostra John Wayne à
frente de um cenário de faroeste mesclado com uma caixa registradora. Bons
tempos em que westerns eram lucrativos e mais que isso, estrelados por John
Wayne.
Hondo e o respeito pelos índios. |
Hondo (John Wayne), um verdadeiro homem do Oeste mostrando suas habilidades. |
A pobre Geraldine Page teve que ouvir diálogos irônicos referentes à sua higiene pessoal. |
Joga-se tudo contra a tela num filme em 3.ª Dimensão. Na foto maior 'Sam', versão canina de seu dono 'Hondo', com a enorme cicatriz entre os olhos. |
Diálogos fazendo zombaria com o início de "Shane". |
Sequência do ataque apache filmada por John Ford, com destaque para o trabalho dos fantásticos dublês. |
Pôsteres de "Hondo": o norte-americano anunciando 3D, o italiano, o francês e o alemão. |
Prezado Darci,
ResponderExcluirHondo foi exibido em sua versão original 3D de 6-15 de setembro/2013 no Egyptian Theatre, L.A., como atração do World 3D Film Expo.
É pena que a nova versão em Bluray não tenha sido editada,também, em 3D.
Lembro-me que na década de '50 assisti diversos filmes em 3D, na maioria westerns (O Pistoleiro, Sob o Comando da Morte,Inferno e outros), mas não tenho certeza se "Hondo" foi em 2D ou 3D.
Interessante é que John Wayne na década de '50 entre os vinte filmes que ele fez, somente cinco foram westerns e na década de '60 foram onze westerns entre vinte filmes.
Os atores que mantiveram o western vivo nos anos '50, além de Wayne, foram Scott, McCrea, Murphy, Calhoun, Montgomery e Mahoney, embora em filmes "B". Outros "A" como Kirk Douglas, Richard Widmark, Robert Taylor, Clark Gable, Gregory Peck e Gary Cooper também colaboraram
Se John Wayne lutar com Rodolfo Acosta é covardia, imagine com Montgomery Clift em "Rio Vermelho" (Red River).
Mario Peixoto Alves
Olá, Mario
ResponderExcluirFilmes são filmes e para aceitá-los temos que fechar os olhos para algumas implausibilidades. Você lembrou bem da desigual briga entre John Wayne e Montgomery Clift, de fato, mais difícil de se aceitar que o 'apache' Rodolfo Acosta lutando contra o Duke em 3D.
Não tive a oportunidade de assistir filmes no cinema em 3D. Lembro apenas dos gibis que vinham com os óculos de papelão de duas cores. Os cineminhas que eu frequentava (centro de SP) não possuíam aparelhagem para 3D.
Mario, li uma informação que o maior sucesso em 3D do cinema foi Investida de Bárbaros (The Charge at Feather River), que teria feito maior sucesso ainda que Shane. Você sabe algo a respeito?
Penso que os anos 50 foram os melhores para os faroestes, mesmo com a sombra das séries de TV e você lembrou bem todos os atores que fizeram faroestes. parece mesmo que todo mundo fez um faroestezinho, menos Cary Grant...
Lá nos States eles fazem coisas de dar inveja, como a exibição em 3D de Hondo. Minha versão não é em Bluray, mas a simples e ainda assim muito bonita.
Darci Fonseca
Darci,
ResponderExcluir"Investida de Bárbaros" (The Charge of Feather River), realmente foi o western mais rentável de 1953 e, também, dos filmes produzidos em 3D. Lembro-me que as cenas realizadas para dar efeito em 3D, como a chuva de flechas (copiada por John Sturges em "A Fera do Forte Bravo") e as espadas da cavalaria vibrando sobre os índios, fazia a plateia se esquivar e gritar nas cadeiras.
"Investida de Bárbaros" foi refilmado como um episódio (West of the River) da série de TV "Cheyenne", com muitas cenas do original, porém em p&b.
Guy Madison era muito popular naquela época, devido a série de TV "Wild Bill Hickok", uma das primeiras feitas diretamente para a TV, como você deve saber. As outras foram "The Lone Ranger", "Hopalong Cassidy", "The Gene Autry Show" e "The Roy Rogers Show".
Com relação a "Sob o Comando da Morte" (The Command), 1954, confundi com "Investida de Bárbaros", também, com Guy Madison, que foi filmado em 3D e cinemascope. Porém, só foi exibido em cinemascope, sendo o primeiro western filmado nesse processo.
Mario
BELÍSSIMO ARTIGO. Hondo é um grande western e nunca é mencionado como um dos melhores trabalhos de John Wayne. Você está resgatando aos apreciadores (jovens) do western um grande filme. Todos os jovens que frequentam seu blog devem assistir esta pequena obra. E a nossa nquerida Geraldine Page (começando) já mostrando que seria uma Grande artista. Darci, voCe poderia, poderia não, deve escrever um artigo sobre a OBRA-PRIMA de Eastwood, THE BEGUILED/O ESTRANHO QUE NOS AMAMOS. Cinco semanas sendo exibido no extinto cine Capitolio aqui no Rio de Janeiro. Todos devem conhecer este filmaço. Fico noaguardo. Há muito tempo não escrevo no seu blog (nas leio toda semana) e não consegui ficar indiferente ao artigo sobre HONDO. Outro filme que você deve descobrir é OS COWBOYS. Na ultima edição da revista Serafina do Estado de São Paulo, Bruce Dern declara que este filme marcou sua carreira, por ter matado John Wayne na traição. Ele até nhoje é lembrado por este magnifico filme. Um abraço e até derepente.
ResponderExcluirOlá, Fernandes, well comeback
ExcluirFoi feita a resenha de Os Cowboys aqui no Westerncinemania. Bruce Dern é um tremendo ator. Foi feita também uma biografia dele, que era um bandido doidão.
Um abraço do Darci
Muito bom parabéns
ResponderExcluir