Muitos seguidores do WESTERNCINEMANIA através destes anos todos nos quais perdurou a pesquisa Top-Ten Westerns cobraram a publicação da minha lista dos melhores faroestes. De certa forma fugi dessa responsabilidade porque não é tarefa fácil deixar de fora alguns faroestes magníficos e fui adiando minha lista. A enquete chegou ao fim e não há mais como ‘esconder’ meus western favoritos. Lamento não ter incluído entre eles “Pistoleiros do Oeste” (Lonesome Dove) porque originalmente foi produzido como série de TV e ao ser editado para ser exibido nos cinemas, com redução de 170 minutos perdeu muito do original. “Lonesome Dove" estaria no meu Top-Ten, não fosse contrariar a regra de considerar somente filmes e não séries. “Rastros de Ódio” é o faroeste que eu mais gosto e talvez gostar nem seja o verbo que exprima o que eu sinto por esse western grandioso. Muitos amigos que elaboraram suas listas adicionaram uma sequência de mais 10 e até 20 westerns (os runners up), o que faço também para poder citar a admiração que tenho, especialmente por Anthony Mann e John Sturges, e por westerns que ficaram fora dos meus dez melhores e que são nada menos que excepcionais.
Natalie Wood e John Wayne em "Rastros de Ódio", de John Ford |
1.º) Rastros de Ódio (The Searchers), 1956 - Dir.: John Ford
2.º) Meu Ódio Será Sua Herança (The Wild Bunch), 1969 - Dir.: Sam Peckinpah
3.º) O Homem que Matou o Facínora (The Man who Shot Liberty Valance), 1962 - Dir.: John Ford
4.º) Onde Começa o Inferno (Rio Bravo), 1959 - Dir.: Howard Hawks
5.º) Paixão dos Fortes (My Darling Clementine), 1946 - Dir.: John Ford
6.º) No Tempo das Diligências (Stagecoach), 1939 - Dir.: John Ford
7.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 - Dir.: Fred Zinneman
8.º) O Vingador Silencioso (Il Grande Silenzio), 1968 - Dir.: Sergio Corbucci
9.º) Pacto de Justiça (Open Range), 2003 - Dir.: Kevin Costner
10.º) O Cavaleiro Solitário (Pale Rider), 1985 - Dir.: Clint Eastwood
Robert Ryan e James Stewart em "O Preço de um Homem", de Anthony Mann |
Outros 20 westerns que poderiam perfeitamente estar no meu Top-Ten Westerns:
Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident), 1942 - Dir.: William A. Wellman
Rio Vermelho (Red River), 1948 - Dir.: Howard Hawks
Legião Invencível (She Wore a Yellow Ribbon), 1949 - Dir.: John Ford
O Preço de um Homem (The Naked Spur), 1953 - Dir.: Anthony Mann
Os Brutos Também Amam (Shane), 1953 - Dir.: George Stevens
Vera Cruz (Vera Cruz), 1954 - Dir.: Robert Aldrich
Homem sem Rumo (Man Without a Star), 1954 - Dir.: King Vidor
Um Certo Capitão Lockhart (The Man from Laramie), 1955 - Dir.: Anthony Mann
Sete Homens Sem Destino (Seven Men from Now), 1956 - Dir.: Budd Boetticher
Galante e Sanguinário (3:10 to Yuma), 1957 - Dir.: Delmer Daves
Estigma da Crueldade (The Bravados), 1958 - Dir.: Henry King
Duelo de Titãs (Last Train from Gun Hill), 1959 - Dir.: John Sturges
Minha Vontade é Lei (Warlock), 1959 - Dir.: Edward Dmytryk
O Passado não Perdoa (The Unforgiven), 1960 - Dir.: John Huston
Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven), 1960 - Dir.: John Sturges
Pistoleiros do Entardecer (Ride the High Country), 1962 - Dir.: Sam Peckinpah
Por uns Dólares a Mais (Per Qualche Dollaro in Più), 1965 - Dir.: Segio Leone
Era uma Vez no Oeste (C’Era una Volta il West), 1966 - Dir.: Sergio Leone
Os Imperdoáveis (Unforgiven), 1992 - Dir.: Clint Eastwood
Bravura Indômita (True Grit), 2010 - Dir.: Ethan Cohen/Joel Cohen
Jeff Bridges como 'Rooster Cogburn' no remake de "Bravura Indômita" |
Eu tenho uma pergunta: por que Open Range?
ResponderExcluirCaríssimo Rafael Galvão, Pacto de Justiça entrou na minha lista por duas razões: uma por ser o melhor faroeste deste século tão carente de westerns; e a outra e principal que é o filme de Costner ser primoroso. Descontados os recursos filmícos modernos ele ficou num moderno nono lugar quando poderia muito bem estar entre os primeiros. Acredito que você o tenha assistido, cinéfilo atento que é e, caso a grandeza dessa obra não o tenha emocionado, reveja e descubra porque ele fica à frente de O Preço de um Homem, Pistoleiros do Entardecer, Rio Vermelho, Os Imperdoáveis e outros colossos do gênero. Abração e prazer em revê-lo por aqui.
ExcluirA pergunta não foi feita por causa da qualidade do filme -- eu concordo que é o melhor western clássico deste século, embora eu goste muito por The Three Burials of Melquiades Estrada (mas esse é um western "moderno" e estaria fora de lugar aqui). A pergunta foi porque normalmente, entre os filmes de Costner, as pessoas preferem Dança com Lobos.
ExcluirAgora, eu não acho que ele seja melhor que O Preço de um Homem, não, nem Rio Vermelho. :)
Caro Rafael, discutir as qualidades dos filmes é sempre muito, mas preferências são preferências. "O Preço de um Homem" teve que sair da minha lista porque Clint Eastwood não podia ficar de fora, assim como "Pacto de Justiça" ou "O Vingador Silencioso". Concordo com você que esse é o melhor Anthony Mann de todos. Faroestaço.
ExcluirOpen Range,respondendo ao amigo,sem a devida permissão é um dos grandes faroestes,já mais "moderno" (20023).É um filme de Kevin Costner que atua também junto a Robert Duval e Annette Bening. Uma fotografia deslumbrante,uma produção requintada e uma bela história .Chamado "Pacto de Justiça" eu também o coloco entre meus 10 faroestes preferidos. Um abraço Sr Rafael.
ResponderExcluirComo respondi ao Darci, eu concordo que é um grande faroeste. Não está na minha lista, mas outros excelentes também não estão.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNegar as qualidades de Shane seria negar o óbvio. Fica distante do meu Top-Ten porque seus defeitos prejudicam em muito este faroeste, certamente o mais amado entre os cinéfilos. E raros são os westerns 'perfeitos'. Veja, caro Laudney, que o número um é um filme com incontáveis defeitos, graças a John Ford ser como era. Mas quem liga para pequenos erros diante de obra tão magistral?
ExcluirPacto de Justiça é de 2003
ResponderExcluir