A década de 80 indicava que o Western
havia desaparecido como gênero cinematográfico após o fracasso nas bilheterias
de “Portal do Paraíso” (Heaven’s Gate), filme de 1980. Mesmo o último grande
cowboy do cinema, Clint Eastwood, afastava-se dos westerns filmando um único
faroeste naquela década – “Cavaleiro Solitário” (Pale Rider), 1985 – e
despedindo-se do gênero na década seguinte com o premiado “Os Imperdoáveis” (Unforgiven),
1992. Pois foi nesse contexto que o jornal Folha de S. Paulo, como que
antevendo que nada mais importante seria produzido nesse gênero outrora tão prestigiado,
publicou em 12/5/1984 uma enquete indicativa dos melhores faroestes de todos os
tempos. Enquetes sobre filmes sempre houve muitas, mas esse tipo de trabalho
envolvendo o faroeste é algo raro, daí a importância da iniciativa daquele
jornal.
Nos anos 80 a Folha de S. Paulo
desbancava seu rival ‘Estadão’ (O Estado de S. Paulo) como o maior jornal do
País quanto à circulação. A redação da Folha de S. Paulo abrigava então alguns
dos principais jornalistas brasileiros e o caderno ‘Ilustrada’ era leitura
obrigatória para fãs de cinema com os textos de Ruy Castro, Sérgio Augusto,
Adilson Laranjeira, Inácio Araújo, Luciano Ramos e Orlando Lopes Fassoni. Esses
jornalistas e mais Paulo Francis, Renato Pompeu, Pepe Escobar, Fernando
Morgado, José Trajano, João Moura Jr. e Fernando Pessoa Ferreira, todos
pertencentes à redação da Folha de S. Paulo foram consultados para a enquete
que indicaria os melhores faroestes de todos os tempos. Ruy Castro definiu
esses jornalistas dizendo serem todos eles “especialistas,
críticos, ‘ratos de cinemateca’ ou ligados de alguma maneira à curtição
cinematográfica”. Foi solicitado a esses treze fãs de faroestes que
indicassem listas contendo dez westerns dentro do critério clássico que contaria
dez pontos para o primeiro colocado, nove para o segundo e assim por diante.
Essa enquete da Folha de S. Paulo ficou
naturalmente defasada em razão de novos ótimos faroestes lançados que poderiam
também integrar as listas, filmes como os citados “Cavaleiro Solitário” e “Os Imperdoáveis”,
“Silverado”,“Dança com Lobos” (Dances with Wolves), “Pacto de Justiça” (Open
Range), “Apaloosa – Uma Cidade Sem Lei” (Appaloosa), “Tombstone – A Justiça
está Chegando” (Tombstone), entre os principais. Há que se lamentar que entre
tantas enquetes a grande imprensa brasileira e internacional não faça um
trabalho desse tipo sobre o western. E enquanto isso não acontece WESTERNCINEMANIA,
republica os votos da enquete da Folha de S. Paulo, bem como a totalização
desses votos que indicaram quais os melhores westerns de todos os tempos na
opinião de 13 críticos em 1984.
PAULO FRANCIS
1.º) Minha Vontade é Lei (Warlock),
1959 – Edward Dmytryk
2.º) O Homem que Matou o Facínora (The
Man who Shot Liberty Valance),
1962 – John Ford
3.º) No Tempo das Diligências
(Stagecoach), 1939 – John Ford
4.º) Consciências
Mortas (The Ox-Bow Incident), 1943 – William A. Wellman
5.º) Sangue de
Heróis (Fort Apache), 1948 – John Ford
6.º) E o Bravo Ficou Só (Will Penny),
1967 – Tom Gries
7.º) Os Brutos Também Amam (Shane),
1953 – George Stevens
8.º) Agora ou Nunca (The Virginian),
1929 – Victor Fleming
9.º) Sete Homens e um Destino (The
Magnificent Seven), 1960 – John Sturges
10.º) O Passado não Perdoa (The
Unforgiven), 1960 – John Huston
SÉRGIO AUGUSTO
1.º) Rastros de
Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford
2.º) Paixão dos
Fortes (My Darling Clementine), 1946 – John Ford
3.º) No Tempo das Diligências
4.º) Rio Vermelho (Red River), 1948 –
Howard Hawks
5.º) Johnny
Guitar (Johnny Guitar), 1954 – Nicholas Ray
6.º) Onde Começa o Inferno (Rio Bravo),
1959 – Howard Hawks
7.º) O Preço de um Homem (The Naked
Spur), 1953 – Anthony Mann
8.º) Winchester
73 (Winchester ’73), 1950 – Anthony Mann
9.º) Os Brutos Também Amam
10.º) Reinado do Terror (Terror in a
Texas Town), 1958 – Joseph Lewis
INÁCIO ARAÚJO
1.º) Onde Começa o Inferno
2.º) Rastros de Ódio
3.º) Homem Sem
Rumo (Man Without a Star), 1954 – King Vidor
4.º) Paixão de Bravo (The Lusty Men),
1952 – Nicholas Ray
5.º) O Tiro Certo / Disparo para Matar
(The Shooting), 1967 – Monte Hellman
6.º) Eu Matei Jesse James (I Shot Jesse
James), 1949 – Samuel Fuller
7.º) Entardecer
Sangrento (Decision at Sundown), 1957 – Budd Boetticher
8.º) O Diabo Feito Mulher (Rancho
Notorius), 1952 – Fritz Lang
9.º) O Preço de um Homem
10.º) Vera Cruz (Vera Cruz), 1954 –
Robert Aldrich
LUCIANO RAMOS
1.º) O Diabo Feito Mulher
2.º) Johnny Guitar
3.º) Onde Começa o Inferno
4.º) A Última Caçada (The Last Hunt),
1956 – Richard Brooks
5.º) Flechas de Fogo (Broken Arrow),
1950 – Delmer Daves
6.º) No Tempo das Diligências
7.º) Duelo ao Sol (Duel in the Sun),
1946 – King Vidor
8.º) Sem Lei e Sem Alma (Gunfight at
the OK Corral), 1957 – John Sturges
9.º) Quando os Homens São Homens /
Jogos e Trapaças (McCabe & Mrs. Miller),
1971 – Robert Altman
10.º) Os Brutos Também Amam
RUY CASTRO
1.º) O Homem que Matou o Facínora
2.º) No Tempo das Diligências
3.º) Os Brutos Também Amam
4.º) Paixão dos Fortes
5.º) Rastros de Ódio
6.º) O Matador
(The Gunfighter), 1950 – Henry King
7.º) Meu Ódio Será Sua Herança (The
Wild Bunch), 1969 – Sam Peckinpah
8.º)
Conspiração do Silêncio (Bad Day at Black Rock), 1954 – John Sturges
9.º) A Marca do
Zorro (The Mark of Zorro), 1940 – Rouben Mamoulian
10.º) Johnny
Guitar
JOÃO MOURA JR.
1.º) O Último Pôr-do-Sol (The Last
Sunset), 1961 – Robert Aldrich
2.º) Os Brutos Também Amam
3.º) Johnny Guitar
4.º) Galante e Sanguinário (3:10 to
Yuma), 1957 – Delmer Daves
5.º) O Homem que Matou o Facínora
6.º) Matar ou
Morrer (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann
7.º) Um de Nós
Morrerá (The Left-Handed Gun), 1958 – Arthur Penn
8.º) Quando os Homens São Homens /
Jogos e Trapaças
9.º) Duelo de
Gigantes (The Missouri Breaks), 1976 – Arthur Penn
10.º) Vera Cruz
ORLANDO LOPES FASSONI
1.º) Os Brutos Também Amam
2.º) Rastros de Ódio
3.º) O Homem que Matou o Facínora
4.º) Matar ou Morrer
5.º) Onde Começa o Inferno
6.º) A Noite da
Emboscada (The Stalking Moon), 1970 – Robert Mulligan
7.º) Consciências Mortas
8.º) Meu Ódio Será Sua Herança
9.º) Vera Cruz
10.º) No Tempo das Diligências
FERNANDO MORGADO
1.º) Os Brutos Também Amam
2.º) Rastros de Ódio
3.º) Matar ou Morrer
4.º) Meu Ódio Será Sua Herança
5.º) No Tempo das Diligências
6.º) Pistoleiros do Entardecer (Ride
the High Country), 1962 – Sam Peckinpah
7.º) A Noite da Emboscada
8.º) Onde Começa o Inferno
9.º) A Face
Oculta (One-Eyed Jacks), 1961 – Marlon Brando
10.º) Era Uma Vez no Oeste (C’Era Una
Volta Il West), 1968 – Sergio Leone
PEPE ESCOBAR
1.º) Johnny Guitar
2.º) Os Brutos Também Amam
3.º) Onde Começa o Inferno
4.º) No Tempo das Diligências
5.º) Pat
Garrett e Billy e Kid (Pat Garrett and Billy the Kid) 1973 – Sam Peckinpah
6.º) Lonesome Cowboys, 1968 – Andy
Wharol (Inédito no Brasil)
7.º) Três Homens em Conflito (Il Buono,
Il Brutto, Il Cattivo), 1966 – Sergio Leone
8.º) O Homem que Matou o Facínora
9.º) Sete Homens e Um Destino
10.º) Sangue de Heróis
ADILSON LARANJEIRA
1.º) Rastros de Ódio
2.º) Os Brutos Também Amam
3.º) O Homem que Matou o Facínora
4.º) Minha Vontade é Lei
5.º) Vera Cruz
6.º) Sem Lei e Sem alma
7.º) No Tempo das Diligências
8.º) Meu Ódio Será Sua Herança
9.º) Sete Homens e Um Destino
10.º) Da Terra Nascem os Homens
JOSÉ TRAJANO
1.º) Os Brutos Também Amam
2.º) No Tempo das Diligências
3.º) Paixão dos Fortes
4.º) O Homem que Matou o Facínora
5.º) Meu Ódio Será Sua Herança
6.º) Vera Cruz
7.º) Matar ou Morrer
8.º) Onde Começa o Inferno
9.º) Rastros de Ódio
10.º) Matar ou Correr, 1953 – Carlos
Manga
RENATO POMPEU
1.º) Winchester 73
2.º) Duelo ao Sol
3.º) O Homem que Matou o Facínora
4.º) No Tempo das Diligências
5.º) Meu Ódio Será Sua Herança
6.º) A Estrada de Santa Fé (The Santa
Fé Trail), 1940 – Michael Curtiz
7.º) A Face
Oculta
8.º) Pôquer de
Sangue (Five Cards Stud), 1968 – Henry Hathaway
9.º) Butch
Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid), 1969 – George Roy Hill
10.º) Rio vermelho
FERNANDO PESSOA FERREIRA
1.º) Matar ou Morrer
2.º) Os Brutos Também Amam
3.º) Vera Cruz
4.º) Winchester 73
5.º) No Tempo das Diligências
6.º) Meu Ódio Será Sua Herança
7.º) Dívida de Sangue (Cat Ballou),
1964 – Elliot Silverstein
8.º) Céu Amarelo
(Yellow Sky), 1948 – William A. Wellman
9.º) O Homem que Matou o Facínora
10.º) A Face Oculta
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.º) Os Brutos Também Amam (Shane),
1953 – George Stevens
2.º) No Tempo das Diligências
(Stagecoach), 1939 – John Ford
3.º) O Homem
que Matou o Facínora (The Man who Shot Liberty Valance),
1962 – John Ford
4.º) Rastros de
Ódio (The Searchers), 1956 – John Ford
5.º) Onde Começa o Inferno (Rio Bravo),
1959 – Howard Hawks
6.º) Johnny
Guitar (Johnny Guitar), 1954 – Nicholas Ray
7.º) Matar ou Morrer (High Noon), 1952 – Fred Zinnemann
8.º) Meu Ódio Será Sua Herança (The
Wild Bunch), 1969 – Sam Peckinpah
9.º) Paixão dos
Fortes (My Darling Clementine), 1946 – John Ford
10.º) Vera Cruz (Vera Cruz), 1954 –
Robert Aldrich
QUEM SÃO OS OPINADORES E ONDE ELES
ESTÃO
Paulo
Francis, um dos mais polêmicos jornalistas brasileiros e que
dispensa apresentações. Faleceu em 1997.
Sérgio
Augusto, também escritor, autor dos livros “Cancioneiro Tom Jobim”,
“Este Mundo é um Pandeiro” e “Botafogo – Entre o Céu e o Inferno”. Atualmente
escreve para O Estado de São Paulo e para a revista Bravo (que segundo
informações deixou de circular em agosto de 2013).
Inácio
Araújo – Mantém-se até hoje como crítico da Folha de S. Paulo e
edita o blog ‘Cinema de Boca a Boca’. É autor dos livros “Hitchcock, o Mestre
do Medo” e “Cinema, o Mundo em Movimento”.
Luciano
Ramos – Depois de trabalhar como crítico em inúmeros órgãos de
imprensa, atualmente é Professor de Pós-Graduação na Fundação Armando Álvares
Penteado e apresentador do programa Cinema Falado, pela Rádio USP. Autor do
livro “Os Melhores Filmes Novos”.
Ruy
Castro – O mais bem sucedido escritor brasileiro das últimas
décadas. Incansável ele surpreende a
cada novo projeto e seus livros tomam conta de um metro em qualquer boa estante
doméstica, de lojas ou biblioteca. Assina coluna na página 2 da Folha de S.
Paulo e seu estilo de escrever mordaz e bem humorado discorre sobre assuntos
diversos, inclusive sobre música e cinema, seus preferidos.
João
Moura Jr. – À época da enquete era o editor do Folhetim após a saída
de seu criador Tarso de Castro.
Orlando
Lopes Fassoni – Por décadas foi o responsável pela seção de cinema da
Folha de S. Paulo. Falecido em 2010, atuou também como redator da equipe de
Jornalismo da Rádio Jovem Pan.
Fernando
Morgado - À época da enquete era o Coordenador da Agência Folhas.
Pepe
Escobar – Depois de se notabilizar como crítico de música e cinema
na Folha de S. Paulo, Pepe Escobar passou a correspondente internacional trabalhando
para diversos jornais em língua estrangeira.
Adilson
Laranjeira - À época da enquete era Administrador da Folha da Tarde,
produzindo também diversas críticas sobre cinema na Folha de S. Paulo. Deixou o
jornalismo para se tornar assessor de imprensa de Paulo Maluf, função que
exerce há mais de 20 anos.
José
Trajano – Quando da enquete era o Editor de Esportes da Folha de S.
Paulo. Depois de atuar em diversos órgãos de imprensa, atualmente é Diretor de
Jornalismo da ESPN Brasil, empresa da qual ele foi um dos criadores.
Renato
Pompeu – Jornalista que participou com relevância dos mais
importantes momentos da imprensa paulistana como no Jornal da Tarde (década de
60), revista Veja (década de 70) e Folha de S. Paulo (década de 80). Tem 22
livros publicados, entre eles “Canhoteiro, o Garrincha que não foi”. Mantém-se
ativo no ‘Blog do Renatão’.
Fernando
Pessoa Ferreira – Pertencia, por ocasião da enquete, à
reportagem da Folha de S. Paulo.
Prezado Darci, parabéns pela postagem. Apesar do top 10 geral não trazer surpresas, é muito interessante apreciar cada lista em particular. Se me permite uma observação, você se esqueceu de registrar Matar ou Morrer na 7a. posição, registrando por duas vezes Meu Ódio Será Sua Herança (7a. e 8a. posições).
ResponderExcluirMárcio/MG
Olá, márcio
ResponderExcluirObrigado pela observação. É a pressa e a falta de revisão. De fato não houve muitas surpresas na lista final e mesmo nas listas particulares ocorreram poucas novidades.
Um abraço do Darci
Opinião de entendidos ! Deu `Shane' mais uma vez!!
ResponderExcluirRui Castro,em sua "coluna" de rádio(BandNewsFM),de vez em quando fala de filmes
ResponderExcluire há algum tempo atrás citou,por alguma razão o filme de Henry King, "O MATADOR"
com Gregory Peck . Em preto e branco o filme é muito bem feito,uma história bem amarrada embora banal,que prende o espectador. Desempenho seguro de Peck e de Millard Mitchell.
Aparece na lista do Rui,o único a citar o filme .Gostei muito,tanto que é o 4º filme na relação de meus preferidos. Gostaria de ver comentários sobre este filme, pelos amigos westerncinemaníacos . Um abraço !!
Ruy Castro sabe de tudo sobre cinema, mas será que ele sabe que O Matador começou após Jack Dempsey contar uma história no restaurante que tinha em Nova York? O autor do roteiro ouviu a história do ex-campeão mundial e adaptou para o cinema como faroeste. Como O Matador fracassou nas bilheterias Gregory Peck recusou o papel de Will Kane em Matar ou Morrer. Que azar!
ResponderExcluirDarci
E esses eram os grandes críticos que nós tínhamos.
ResponderExcluirSaudade da "Ilustrada" Chequei a ser assinante da Folha,por um bom tempo,
ResponderExcluirnestes anos 80 .Valia a pena ter o jornal diàriamente em minha casa. E tinha
a assinatura da "Veja", da revista "Marketing" . Bons tempos !! Hoje o meu
mísero salário de aposentado me fez cortar tudo !! Acho que até a SKY vai
dançar, !! Snif Snif Snif !!!!! Abraço a todos !!!
Olá, Lau Shanorão
ResponderExcluirLer a Folha era quase uma obrigação. E a Veja n.º um, com aquela capa... Hoje a Internet supre quase tudo. O Estadão digital é baratinho (30 reais por mês). Sigo com a Net até o fim deste ano. Depois paro de jogar dinheiro fora. O duro vai ser ficar sem a quantidade de jogos que as ESPNs mostram com os campeonatos europeus.
Abraço do Darci
Na minha relação dos meus 10 melhores Westerns não consta o Shane: Porque ele vem junto com o numero um que é Rastros de Ódio : Só o garoto Jo rouba a cena !!! Recomendo é um excelente Westerns !!!
ResponderExcluirOlah, Darci!
ResponderExcluirExcelente lista! De todos os que votaram, Ruy Castro fez o melhor Top-Ten, e a decepcao ficou por conta de Inacio Araujo (filmes de pouca relevancia e sem Shane, rs...)
Abraco do Thomaz!
Olá, Thomaz
ExcluirDe forma alguma posso concordar com você quanto ao seu comentário referente à lista de Inácio Araújo, colocando todos os filmes num mesmo plano "sem relevância". Há pelos menos cincos grandes westerns nessa lista. Araújo tem verdadeira devoção por 'Paixão de Bravo', que está na lista dos dez filmes que ele enviou para a enquete da Sight & Sound-2012, mas não considero ser um western para estar entre os dez melhores. O mesmo eu penso de 'O Tiro Certo'/'Disparo para Matar', que já vi inúmeras vezes para entender porque esse filmes têm tantos admiradores. E 'Eu Matei Jesse James' não é igualmente merecedor de tamanha honraria. Quantos aos demais, classifico como obras-primas do gênero 'Onde Começa o Inferno', 'Rastros de Ódio' e 'O Preço de um Homem'. Seminal e muito bom, mas muito bom mesmo é 'Vera Cruz'. 'Homem Sem Rumo', de King Vidor, é um excepcional pequeno western. Penso que Araújo quis lembrar de Frtitz Lang e de Budd Boetticher com a indicação de 'O Diabo feito Mulher' e 'Entardecer Sangrento'. Este último jamais será melhor que 'Sete Homens Sem Destino' e o filme com Marlene Dietrich é bom e nada mais que isso. Quanto a 'Shane' (a enquete é de 1984), hoje são tantos os que não vêem esse western como o marco cinematográfico que sempre se pretendeu, que parece que o conceito sobre o filme está no lugar certo. Nem sempre nossas opiniões coincidem, caro amigo Thomaz.
Abraço do Darci
Caro, Darci!
ExcluirVai me desculpar mas mantenho minha opinião e com convicção. Não afirmei que todos os filmes da lista do Araújo são sem relevância, mas sim que a maioria tem pouca relevância, ainda mais se levar em conta que se trata de uma lista dos 10 melhores. Desta lista do Araújo, apenas 4 filmes costumam ser reverenciados como os maiores do gênero. São Eles: Vera Cruz, Rastros de Ódio, O Preço de um Homem e Onde Começa o Inferno. E como se não bastasse, Araújo ainda teve a audácia de deixar outro clássico importantíssimo (talvez o mais importante do gênero) de fora de sua lista, STAGECOACH. Em compensação ele fez questão de incluir o "glorioso" O Diabo Feito Mulher. Cá entre nós, ele estava de brincadeira rs... A maioria dos que figuram na lista dele, não figuraram na lista final. Como você disse, nem sempre nossas opiniões coincidem, e a minha é que a lista de Top-Ten de Inácio Araújo, não deve ser levada a sério.
Abraço do Thomaz.
ONCE UPON A TIME IN THE WEST >>> Este está em primeiro, segundo e terceiro lugares, depois viriam> The Seachers, High Moon, Wild Buch...e por aí vai.
ResponderExcluirsem dúvida, é o melhor faroeste de todos os tempos, não tem como comparar, a história, os atores, os locais de filmagem, é o melhor já produzido até hoje!
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