Woody Strode |
Sidney Poitier como Mr. Tibbs em "No Calor da Noite". |
A caravana acima não é de John Ford; negros na esperança de sobrevivência digna e os mercenários brancos (abaixo à esquerda). |
Acima o Reverendo, Ruth e Buck; No centro e abaixo Buck e o Reverendo. |
O Reverendo ficou nu (Harry Belafonte). |
Acima Belafonte, Ruby Dee e Poitier; abaixo Julie Robinson, então a senhora Belafonte e Enrique Lucero. |
Buck e o Reverendo. |
Prezado Darci,
ResponderExcluirÓtima lembrança. Os westerns cujos temas são relativos aos negros, na maioria ex-escravos, que ajudaram a fazer a história do oeste americano foram praticamente esquecidos. Porém, com o "Django" de Q. Tarantino parece que abriu uma porta para novas produções, considerando a renda obtida em todo o mundo.
Apenas como ilustração, outros atores como Jim Brown (não especificamente filmes sobre negros, mas os personagens por ele interpretados p.ex. um sheriff em "100 Rifles"), Fred Willianson nos anos 70 fez quatro ou cinco westerns com elenco quase todos de negros e Mario Van Peebles em 1993 com "Posse", "Los Locos" em 1997 e "Gang of Roses" em 2003, cuja quadrilha de assaltantes era composta de mulheres negras.
Há, também, um filme feito para TV em 1993, "Children of the Dust" (Caçada Brutal, no Brasil), com Sidney Poitier, cujo personagem é filho de negro com índia cheyenne ou comanche, tem romance com uma branca e conduz uma caravana de negros ex-escravos para se fixarem no oeste.
Mario Peixoto Alves
Olá, Mário - Sem esquecer do querido The Bronze Buckaroo Herb Jeffries que está prestes a completar cem anos de vida e fez nos anos 30 seus black westerns. - Abraço do Darci Fonseca.
ResponderExcluirRealmente Darci, eu ia citar o Herb Jeffries e terminei passando.
ExcluirO Herb é um excelente cantor e o seu último CD "The Bronze Bukaroo - Rides Again" gravado em 1995, contém dez sucessos "country-western" que prova isso.
Em 1996 ele fez uma participação no" black western" "The Cherokee Kid" como jogador de pôquer, que teve, também, a participação de James Coburn e Burt Reynolds.
Mario Peixoto Alves
Confesso-me apaixonaod pelos westerns. Hoje vendo Django Livre aumenta ainda mais minha paixão pelo gênero. E fico orgulhoso de ver um negro estrelando este filme espetacular, depois de ter visto "Buck and the Preacher" ns anos 70 e algun sloutros westerns estrelados por negros, como por exemplo "Soldados Bufalos" com Dany Glover e o inesquecivel "Silverado", tambem estrelado pelo Glover
ResponderExcluiré realmente uma pena não ter esse filme para baixar e dublado.
ResponderExcluirTem sim achei ele dublado no Google
ExcluirÓtimo filme nunca me canso
ResponderExcluir