Gabby Hayes era tão ídolo da garotada que freqüentava as matinês para assistir filmes faroestes quanto os mocinhos Hopalong Cassidy, John Wayne, Roy Rogers e Bill Elliott. Gabby Hayes tinha até histórias em quadrinhos próprias que eram publicadas no Brasil em gibis como “O Guri” e “Super X”. O nome verdadeiro desse querido sidekick era George Francis Hayes e em seus primeiros filmes ele usava o nome de George Hayes, nome com que apareceu nos primeiros westerns B de John Wayne, aqueles produzidos pela Lone Star. Em “O Cavaleiro Solitário” (Randy Rides Alone), de 1934, George Hayes interpreta o bandido Marvin Black, num tempo em que não usava apelido e nem a famosa barba.
George Hayes como o bandido Marvin Black procurado por John Wayne; abaixo à esquerda George Hayes e à direita entre o Duke e Yakima Cannut em uma cena de "O Cavaleiro Solitário" |
Gabby Hayes com William Boyd, com Bill Elliott e com Roy Rogers |
O VENTANIA DE HOPALONG CASSIDY - George Hayes começou a ficar famoso quando se tornou o sidekick de Hopalong Cassidy, com quem fez 22 westerns. Nessa série produzida por Harry Sherman e distribuída pela Paramount, George Hayes interpretava o personagem ‘Windy’ Halliday. Aqui no Brasil o engraçado ‘Windy’ virou ‘Ventania’, ficando conhecido por esse apelido. Em 1939 a Republic Pictures ‘roubou’ George Hayes de Hopalong Cassidy, isto é, do produtor Harry Sherman, fazendo dele o sidekick de Roy Rogers, o novo mocinho da Republic. Harry Sherman ficou inconformado e conseguiu na Justiça que George Hayes fosse impedido de usar o nickname ‘Windy’, como se dependesse do apelido o sucesso do irascível sidekick. Já no primeiro western de George Hayes ao lado de Roy Rogers, intitulado “Traição Infame” (In Old Caliente), de 1939, o novo sidekick da Republic ganhou o apelido ‘Gabby’, passando a ser conhecido como George ‘Gabby’ Hayes. A dupla Roy Rogers-George ‘Gabby’ Hayes fez 28 faroestes, até que a Republic decidiu que Gabby Hayes passaria a ser sidekick de Bill Elliott. Gabby e Bill Elliott fizeram dupla em 10 westerns, após o que Gabby voltou a ser sidekick de Roy Rogers em outros 14 westerns da Republic.
GABBY HAYES FICA SEM BARBA - Roy Rogers fazia um filme após o outro, até que conseguiu tirar três meses de férias, avisando Gabby Hayes que iria passar todo esse tempo viajando. George Gabby Hayes então disse à esposa Olive que iria aproveitar para raspar a barba, coisa que não fazia há mais de dez anos. Quando terminou a remoção daquela sua marca registrada, Gabby se olhou no espelho e se achou muito feio, horrível mesmo. No mesmo dia avisou o estúdio que estava saindo de viagem, arrumou as malas e foi com Olive para Palm Desert. Nesse local Gabby Hayes permaneceu por dois meses, praticamente escondido, sem sair do hotel e sem mesmo colocar a cabeça na janela, pois envergonhado não queria ser visto por ninguém. Quando sua barba estava crescida foi que ele voltou à Republic e ao convívio dos amigos. Assim como alguns mocinhos não queriam ser vistos ou fotografados sem seus chapéus, George Hayes somente se sentia bem como Gabby Hayes com sua vasta e simpática barba. Todos os garotos das matinês pronunciavam o nome do sidekick como Gabi Aies e certamente foi muito estranho descobrir a pronúncia correta do nome artístico de George, que era Gabby Hayes.
Gabby Hayes acima em foto característica e abaixo com a esposa Olive, com quem não era nem um pouco malcriado.
lembro dele... vi recentemente "A fera do forte bravo"... o sturges sempre vale a pena...
ResponderExcluirO Falcão Maltês
Olá Darci, post indicado no Blogs de Cinema Clássico. Grande abraço
ResponderExcluirBom, acompanho-o desde que me entenda por cinéfilo, mas que ele era muito engraçado com a barba, isto era. Sem a barba já não tinha o mesmo carisma e já não podia ser o amigo engraçado do mocinho. Boa semana.
ResponderExcluirAh !!! Meus 10 anos de idade lá no CINE ADOLFO
ResponderExcluirGabby era para nós o amigo do mocinho,fosse Hopalong Cassid,Roy Rogers ou outro.
O velhinho era adorado !!!
Um abraço !!
Laudney Mioli (Indaiatuba)
Laudney, alguns cineminhas ainda resistem com mais de 50 ou 60 anos. O Cine São Luiz, lá em Poços de Caldas fechou neste ano, mas o belo edifício em Art-Deco está lá para matar a saudade de quem nele vibrou com todos os mocinhos de Gabby Hayes que, claro, era bem mais engraçado com barba e aquele chapéu de aba achatada.
ResponderExcluirNahud, o Sam Spade está na pista errada. O último filme de Gabby Hayes foi Terra Virgem, faroeste com Randolph Scott. Gabby Hayes nunca foi dirigido por com John Sturges.