O escritor e roteirista Niven Busch
havia concluído, em 1945, a melodramática história de “Duelo ao Sol”. Em 1946
Busch escreveu “Sua Única Saída” (Pursued), filme lançado em 1947 e em seguida
a história de “Almas em Fúria” que virou filme dirigido por Anthony Mann e que
foi lançado em 1950. Todos esses três faroestes com temática fortemente voltada
para as agitações da alma humana. “Sua Única Saída” é sobre uma tragédia
familiar mais apropriada aos filmes noir muito em voga na década de 40. E essa
película pode mesmo ser rotulado como um western-noir, bem ao estilo dos filmes
noir da Warner, com fotografia onde predominam luz e sombra, história
intrincada contada em flash-backs pelo personagem principal.
Monty, Kirk e Bob Mitchum. |
“Outro com furo no queixo!” - Niven Busch
apresentou seu roteiro intitulado “Pursued” para Milton Sperling, cunhado de Jack
Warner, o chefão da Warner Bros. Sperling se interessou pelo projeto e através
de sua produtora, associada à Warner Bros., passou a pensar no elenco. O
principal papel feminino foi reservado para Teresa Wright, então esposa de
Niven Busch e atriz com três indicações para o Oscar, tendo ganho esse prêmio
como Melhor Coadjuvante em 1943 por seu trabalho em “Rosa da Esperança”. O principal personagem masculino deveria ser
vivido por um ator jovem, pouco conhecido, mas que demonstrasse forte
personalidade, mas não a ponto de roubar o filme de Teresa Wright. O primeiro a
ser testado foi Montgomery Clift, que ficou ridículo como cowboy e foi
descartado. Curiosamente o primeiro sucesso de Clift seria exatamente como um
cowboy em “Rio Vermelho”. Outro teste foi feito com um novo ator chamado Kirk
Douglas, que foi vetado por Jack Warner devido ao defeito que tinha no queixo
(o furo que viraria a marca registrada de Kirk Douglas). David O. Selznick
ofereceu então a Milton Sperling um jovem que mantinha sob contrato chamado
Robert Mitchum, ator que havia participado de alguns westerns da série Hopalong
Cassidy e feito pequenos papéis em diversos filmes. Quando Jack Warner viu o
teste de Mitchum gritou: “Outro com furo
no queixo!” Como Mitchum tinha um furo no queixo menor que o de Kirk
Douglas, acabou sendo aceito. Niven Busch tinha em mente um western com
ambientação noir e foi escolhido como diretor de fotografia o já célebre cinegrafista
chinês James Wong Howe. Para dirigir “Pursued” ninguém melhor que Fritz Lang,
mas Jack Warner disponibilizou Raoul Walsh, diretor ‘da casa’ (Warner Bros.),
de indiscutível e reconhecida competência, apesar de ter apenas um olho.
O atormentado Jeb Rand criança e adulto; abaixo o final esperado por Jeb Rand. |
Tragédia
em família - A emaranhada história escrita por Niven Busch começa com o menino Jeb Rand, de três anos de idade, ficando órfão pois seus
pais e irmãos foram mortos dentro da própria casa. Algumas imagens difusas da
chacina permaneceram na memória de Jeb, que foi adotado pela viúva Medora Callum
(Judith Anderson). Na nova casa, uma fazenda, Jeb passou a conviver com Thorley
e Adam os filhos de Medora. Enquanto crescia, Jeb era constantemente assombrado
por clarões seguidos de botas com esporas brilhantes que se moviam
assustadoramente, imagens que ele não conseguia compreender. Já adulto, Jeb Rand
(Robert Mitchum) segue para lutar na Guerra Hispano-Americana ocorrida em 1898
e retorna como herói. Jeb se desentende com o irmão adotivo Adam (John
Rodney), sendo atacado por ele e matando-o em seguida. Esse fato desperta o
ódio de Medora Callum e da irmã adotiva Thorley (Teresa Wright), com quem Jeb
pretendia se casar. Paralelamente a esses acontecimentos Grant Callum (Dean
Jagger), cunhado de Medora Callum tenta de várias maneiras matar Jeb. Thorley
aceita se casar com Jeb para consumar sua vingança, mas seu amor por Jeb fala
mais alto e ela o ajuda a fugir do cerco de Grant Callum e seus homens.
Capturado mais tarde por Grant, Jeb está prestes a ser enforcado quando é salvo
por Medora Callum que atira em Grant, matando-o. É então revelado por Medora
que Grant comandou a matança da família Rand por vingança. O motivo da vingança
foi o pai de Rand ter sido amante de Medora Callum e ainda ter matado o marido
de Medora que era irmão de Grant Callum.
Medora Callum e Jeb Rand; abaixo Jeb e Thorley. |
Amor,
ódio e incesto - O que transformou “Sua Única Saída” num dos mais
importantes westerns da década de 40 foi tratar de temas incomuns ao gênero. O
trauma de infância represado na memória (o pequeno Jeb Rand constantemente
assombrado pelas esporas que brilham ao refletir de estranhos clarões); o ódio
implacável gerado por questões familiares (a traição entre cunhados); e a alusão
a incesto sugerido pela possibilidade de Thorley ser irmã de Jeb. Com elementos
próprios de uma autêntica tragédia grega e com personagens de grande
complexidade psicológica, este western dirigido por Raoul Walsh é desenvolvido
em ritmo lento, com poucos momentos de ação. Mesmo assim o filme absorve o
espectador pois o roteiro de Niven Busch não permite que se descubra a
verdadeira razão de Medora Callum adotar o pequeno Jeb Rand e também a razão do
intenso ódio de Grant Callum. Jogando com a imaginação do espectador, “Sua
Única Saída” se transforma na sua meia hora final em filme de suspense na ação
e mais ainda no desdobramento psicológico. Ignorando limites de censura para
a época, “Sua Única Saída” joga no ar a traição entre os cunhados com a clara possibilidade
de um final feliz entre os irmãos adotivos Jeb e Thorley que cavalgam para uma
vida marital.
Robert Mitchum e Teresa Wright; abaixo Teresa com Judith Anderson. |
Primeiro
grande filme de Robert Mitchum - Foi com este filme que Bob Mitchum se
revelou como grande intérprete, ainda que seja difícil aceitar que um ator com
a sua personalidade se deixe perturbar por traumas de infância. Mitchum chega
até mesmo a dizer em “Sua Única Saída” a frase que o tornaria famoso: “I don’t care” (Não estou nem aí). Sem
ter frequentado o Actors Studio, Mitchum exibe o estilo de atuar que tornou
famosos Marlon Brando, James Dean e outros. Apenas com seu olhar Robert Mitchum
expressa com perfeição o personagem Jef Rand, que Martin Scorsese definiu como um
homem para quem “a esperança não era
sequer uma possibilidade”. Teresa Wright tem talvez o mais difícil papel de
sua carreira, deixando de ser a moça cativante, inocente, sonhadora e frágil de
tantos outros filmes. E a menosprezada atriz sai-se bem tendo de demonstrar
amor e ódio por seu irmão adotivo. A australiana Judith Anderson, das grandes
vilãs do cinema norte-americano, tem oportunidade de interpretar uma mulher
arrependida pelo pecado cometido por amor, desejo ou ambos. Judith, que havia
impressionado bastante com sua atuação em “Rebeca, a Mulher Inesquecível”, atuaria
em seguida em “Almas em Fúria”, sob a direção de Anthony Mann, com história do
mesmo Niven Busch. Dean Jagger faz o vingativo irmão cuja perda de um braço mais
fez aumentar seu ódio. “Sua Única Saída” marcou a estréia no cinema de Harry
Carey Jr., com Alan Hale também no elenco.
Dean Jagger (Grant Callum) e Alan Hale. |
A iluminação de James Wong Howe tornando o filme ainda mais sombrio. |
A técnica
de Wong Howe - A excepcional fotografia de James Wong Howe torna “Sua
Única Saída” fascinantemente sombrio e dá contornos apropriados ao fatalismo do
personagem Jeb Rand e à resistência de Medora Callum para esquecer seu passado
obscuro. Para este filme James Wong Howe desenvolveu uma técnica para filmar
cenas noturnas durante o dia com um filtro que definia a luminosidade
necessária. O maravilhoso trabalho de Wong Howe sequer foi lembrada nas
indicações para o Oscar como Melhor Fotografia em Preto e Branco na premiação de 1948. A trilha
musical de autoria de Max Steiner é por vezes excessiva no estilo sinfônico que
o maestro gostava de compor. Robert Mitchum canta, enquanto cavalga, um trecho
de “Streets of Laredo”. Em outra cena, numa reunião da família Callum, Mitchum
canta “Londonderry Air”, canção popular na Irlanda do Norte, onde é considerada
como seu Hino Nacional. Levada aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses,
essa canção recebeu diversas letras, entre elas a de Frederick Edward
Weatherly, intitulada “Danny Boy”. Entre as muitas referências feitas a grandes
faroestes em “Era Uma Vez no Oeste” está justamente “Danny Boy”, cantada antes
da chacina da família McBain, assim como em “Sua Única Saída”, em que é cantada
antes da desintegração da família Callum.
Raoul Walsh com o cavalo; abaixo Niven Busch e Harry Carey Jr. |
A talentosa Teresa Wright. |
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