Entre os muitos aspectos positivos do
western “O Álamo”, dirigido por John Wayne, destaca-se a trilha sonora musical
de Dimitri Tiomkin. Veterano e premiado compositor de trilhas para o cinema,
Tiomkin foi um prodígio na Rússia, onde nasceu em 1894, executando peças
clássicas aos sete anos de idade. Fugindo com a família para a Europa após a
Revolução Russa, Dimitri Tiomkin chegou aos Estados Unidos, exibindo-se em Nova
York, onde foi descoberto pelo produtor Irving Talberg que o levou para
Hollywood. O primeiro trabalho de Tiomkin para o cinema foi em 1929 e em 1940
Tiomkin recebeu a primeira das 21 indicações que teria para o prêmio Oscar de
Melhor Compositor/Trilha Sonora Musical, ao longo de sua carreira. Tiomkin
recebeu quatro estatuetas, três delas pelo escore musical dos filmes “Matar ou
Morrer” (1952), “Um Fio de Esperança” (1954), “O Velho e o Mar” (1959). O outro
Oscar foi pela Melhor Canção, do filme “Matar ou Morrer”, em parceria com o
letrista Ned Washington.
Tiomkin e Webster. |
Uma
balada para “O Álamo” - O épico de John Wayne merecia ter
concorrido também com a canção “Ballad of the Alamo”, excepcional composição de
Tiomkin e que, assim como “The Green Leaves of Summer”, possibilitou uma rica
variação musical em diferentes momentos de “O Álamo”. Frankie Avalon foi dos
primeiros a gravar “Ballad of the Alamo”, canção nada apropriada para sua
pequena voz. Porém quem imortalizou essa canção foi Marty Robbins que deu à
música a necessária vibração e sentimento que os versos de Paul Francis Webster
expressam. Webster foi vencedor de três prêmios Oscar como compositor das canções "Secret Love" (1953), "Love is a Many Splendored Thing" (1955) e "Adeus às Ilusões" (1966), tendo suas composições em parceria concorrido 16 vezes a esse prêmio. [Abaixo está a letra de “Ballad of the Alamo”, bem como a canção na
voz de Marty Robbins.]
Ennio Morricone |
BALLAD OF THE ALAMO
Música de Dimitri Tiomkin / Letra de Paul Francis Webster
In the southern part of Texas, in the town of San Antone
There's a fortress all in ruin that the weeds have overgrown.
You may look in vain for crosses and you'll never see a one
But sometime between the setting and the rising of the sun
You can hear a ghostly bugle as the men go marching by
You can hear them as they answer to that roll call in the sky.
Colonel Travis, Davy Crockett and a hundred eighty more
Captain Dickenson, Jim Bowie, present and accounted for.
Back in 1836, Houston said to Travis:
"Get some volunteers and go fortify the Alamo."
Well, the men came from Texas and from Old Tennessee
And they joined up with Travis just to fight for the right to be free.
Indian scouts with squirrel guns, men with muzzle loaders
Stood together heel and toe to defend the Alamo.
"You may never see your loved ones", Travis told them that day.
"Those that want can leave now, those who'll fight to death, let 'em stay."
In the sand he drew a line with his army sabre.
Out of a hundred eighty-five, not a soldier crossed the line.
With his banners a-dancin' in the dawn's golden light
Santa Anna came prancin' on a horse that was black as the night.
He sent an officer to tell Travis to surrender
Travis answered with a shell and a rousin' rebel yell.
Santa Anna turned scarlet: "Play Deguello", he roared.
"I will show them no quarter, everyone will be put to the sword."
One hundred and eighty five holdin' five thousand.
Five day, six days, ten; Travis held and held again.
Then he sent for replacements for his wounded and lame
But the troops that were comin' never came. never came, never came.
Twice he charged, then blew recall. On the fatal third time
Santa Anna breached the wall and he killed them one and all.
Now the bugles are silent and there's rust on each sword
And the small band of soldiers lie asleep in the arms of the Lord.
In the Southern part of Texas, near the town of San Antone
Like a statue on his Pinto rides a cowboy all alone.
And he sees the cattle grazin' where a century before
Santa Anna's guns were blazin' and the cannons used to roar
And his eyes turn sort os misty, and his heart begins to glow
And he takes his hat off slowly... to the men of Alamo.
To the thirteen days of glory... at the siege of Alamo.
Gostei da matéria ! A composição de Dimitri e P.F.Webster é muito bem feita,digna para um grande filme,na minha opinião !
ResponderExcluirNão conhecia algumas gravações da música em português. A da Wilma Bentivegna,versão do radialista Paulo Rogério foi um sucesso,ficando semanas entre as preferidas do público nas paradas. A capa do LP do Carlos Gonzaga,foi um achado. Ótimo !! Parabéns !! Laudney Mioli
Laudney
ResponderExcluirMeu CD de "O Álamo" foi extraído do LP que você ganhou num sorteio na Confraria dos Amigos do Western e me emprestou. Uma pena que a edição brasileira do disco tenha apenas 14 músicas, faltando outras dez. Algumas delas consegui na Internet.
Darci
É verdade,eu tenho o LP "The Alamo" CBS comprado na Breno Rossi
ResponderExcluirjá em estado de falência !! Parece que a cantora MORGANA,a fada loira, também gravou a canção principal.Pesquisei e não achei,mas um amigo de Indaiatuba me disse que ela gravou. Não sei !!!Um abraço !