13 de maio de 2012

O ELENCO DE "ONDE COMEÇA O INFERNO" PODERIA SER MUITO DIFERENTE

"Onde Começa o Inferno" (Rio Bravo) é uma das obras-primas do gênero e todos conhecem o excelente elenco deste faroeste de Howard Hawks. O que poucos sabem é que Hawks (diretor e produtor do filme) e Jack Warner (da Warner Bros.) pensaram em muitos nomes para os cinco papéis principais. A título de curiosidade WESTERNCINEMANIA mostra quem são os atores e atrizes que poderiam ter interpretado John T. Chance, Dude Borrachón, Old Stumpy, Colorado e a deliciosa Feathers.


9 comentários:

  1. Muito bom ficar ciente destes fatos.
    Porém, isto deve acontecer com a maioria dos filmes, já que em Ben Hur, por exemplo, quantos bons atores deixaram de fazer o papel por este ou aquele motivo?

    Vou então apresentar meu elenco numero 2;

    O Peck no lugar do Duke
    D Reed no lugar de Angie
    O'Brian no lugar de Martin
    Tony Curtis no lugar de Ricky
    Mas no lugar do Brennan, ninguém. Só ele mesmo.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Difícil trocar o elenco original, hein? Um coisa é certa, Howard Hawks acertou em cheio na química entre o elenco escalado. Mas, aproveitando o gancho do Jurandir, me atrevo a dar um palpite para uma segunda opção:
    John T. Chance - Burt Lancaster
    Feathers - Martha Hyer
    Dude - Frank Sinatra
    Colorado - James Garner
    Stumpy - Burl Ives (apesar de ter absoluta certeza de que Walter Brennan já nasceu talhado para o papel e me perdoaria o atrevimento de imaginar um substituto)

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo e Jurandir
    Caso o elenco de Rio Bravo tivesse que ser outro, dentre as possibilidades citadas eu gostaria de Ver Burt Lancaster já mais maduro e menos espetaculoso como John T. Chance. Como Borrachón, ainda que em outra lista, só mesmo Lee Marvin. Se Stumpy tivesse que ser outro, Burl Ives iria infernizar o sheriff. Claro que Bob Mitchum seria um incomparável Colorado. Como Feathers tinha de ser sensual creio que Julie London se encaixaria bastante bem. Mas deu tudo certo com as escolhas, não é mesmo?
    Darci

    ResponderExcluir
  4. Todas as combinações que vocês fizeram acima seriam interessantes. Mas é impossível imaginar outro elenco senão o original. Todos estão bem.
    Nunca vi Angie Dickson tão bela e adorável. As cenas dela com o Duke são uma delícia. E o Walter Brennan foi por muito tempo meu coadjuvante preferido graças ao seu Stumpy.
    É daqueles filmes que já nascem perfeitos em todos os detalhes.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
  5. Darci

    Assisti "Rio Bravo" creio que em 1959 ou 1960 e considerei um excelente western.Foi, também, o terceiro western em lançamento que eu via com John Wayne depois de "Hondo" (Hondo) e "The Searchers" (Rastros de Ódio).

    Acho que é impossível ver os personagens representados por outros atores , porque todos estão impecáveis e carismáticos. Creio que a química entre os atores e o diretor ajudou no sucesso do filme. Muitas vezes os "remakes" não funcionam porque o original fica para sempre marcado na memória de quem assistiu.

    Li o nome de Harry Carey Jr. no elenco, porém, não consegui vê-lo no filme o que me intrigou. Somente há pouco tempo lendo o seu livro "Company of Heroes" ou em uma entrevista com Boyd Magers que fiquei sabendo porque ele foi afastado do elenco.

    Outra surpresa foi a presença de Bob Steele, não creditado, como o capanga de John Russel em uma cena marcante contracenando com Dean Martin. Howard Hawks escalou Bob Steele em mais dois filmes ("The Big Sleep" e "Rio Lobo").

    "Onde Começa o Inferno" (Rio Bravo) da mesma forma como "Rastros de òdio" (The Searchers), na época, não tiveram a atenção merecida por parte da Academia e dos críticos. Mas, são filmes que permanecem inalterados com o tempo.

    Mario Peixoto Alves

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mário
    Muito corretas suas observações. E que sorte a sua de ter visto esses filmes quando do lançamento dos mesmos. Não tive esse gostinho. O livro que você citou conta muitas histórias interessantes sobre a Ford Stock Company, a companhia de heróis, mas Harry Carey Jr. falou pouco sobre sua participação em Rio Bravo. Há um artigo sobre esse fato neste blog. Em compensação Dobe entregou seu padrinho John Ford no incidente com Ben Johnson em Rio Grande.
    Um abraço - Darci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darci

      Realmente não foi em seu livro que Harry Carey Jr. fala sobre o incidente em "Rio Bravo" que fez ele deixar as filmagens.
      Em conversa com Boyd Magers, editor do periódico WESTERN CLIPPENS, Carey Jr. disse que ele foi despedido por Howard Hawks porque chegou para filmar sua participação em Old Tucson, completamente embriagado. Inclusive, tenta explicar o seu comportamento dizendo que, naquela época, ele estava passando por problemas pessoal e profisional. Mas,por outro lado, elogia Howard Hawks por tê-lo ajudado anteriormente com pequenas participações em "O Inventor da Mocidade" (Monkey Bussiness) e "Os Homens Preferem as Louras" (Gemtlemen Prefer Blonds).

      Mario Peixoto Alves

      Excluir
  7. Darci

    Depois que eu já havia respondido li o seu artigo sobre o assunto. Fica apenas como ratificação.
    Li, também, sobre Ben Johnson. Depois comentarei.

    Mario Peixoto Alves

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mário - Há mais uma informação sobre o problema com Harry Carey Jr. em Rio Bravo: ele andava tão mal, mas tão mal, que quando compareceu para sua cena Hawks o mandou voltar no dia seguinte. No dia seguinte Dobe voltou com um chapéu roxo. Aí foi demais para Hawks que não perdoou e o dispensou. Mas carey Jr. se orgulhou sempre da amizade com Hawks que já velhinho lhe mandou um poster de Rio Vermelho como presente. Carey Jr. está com 91 anos e até que se aposentou bem com participações em De Volta para o Futuro 3 e o ótimo Tombstone, isto depois de uma carreira de 50 anos no cinema e na TV. Acredito que seu grande problema foi ter que carregar o nome do pai sem conseguir superá-lo artisticamente.
    Um abraço - Darci

    ResponderExcluir