tag:blogger.com,1999:blog-3842481373599264192.post1942967961412653244..comments2024-03-16T17:03:31.528-03:00Comments on WESTERNCINEMANIA: HISTÓRIAS DO ÁLAMO – A ACADEMIA VINGA-SE DE JOHN WAYNEDarci Fonsecahttp://www.blogger.com/profile/05669872755370182840noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-3842481373599264192.post-8437683718132801962020-02-16T15:17:23.243-03:002020-02-16T15:17:23.243-03:00O SOLO DE TROMPETE NOS CRÉDITOS DE ÁLAMO EVIDENCIA...O SOLO DE TROMPETE NOS CRÉDITOS DE ÁLAMO EVIDENCIAM A FONTE DE INSPIRAÇÃO DOS ITALIANOS PARA AS TRILHAS SONORAS DOS SEUS WESTERNS. OUTRA FONTE PARA A AVALANCHE DESSE GÊNERO NA EUROPA FOI QUADRILHA DE MEXICANOS DE "SETE HOMENS E UM DESTINO".Raimundo Balbyhttps://www.blogger.com/profile/11839748157535474057noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3842481373599264192.post-27445818631165576832013-06-08T18:49:45.065-03:002013-06-08T18:49:45.065-03:00Olá, Mário
Assisti ao Django de Tarantino e não go...Olá, Mário<br />Assisti ao Django de Tarantino e não gostei, ao contrário da crítica que, de modo geral, admirou esse filme. Na ocasião do lançamento preferi comentar Um por Deus e Outro pelo Diabo (Buck and the Preacher), com Belafonte e Poitier. Curioso que já houve diversos pedidos para que sejam resenhados westerns spaghettis e o Django Livre se enquadra nesse subgênero, se é que hoje ainda existe essa divisão.<br />Bem lembrado que Randy Scott era rico de berço, mesmo assim só fez aumentar patrimônio. Otro que morreu milionário (apesar de cinco casamentos) foi Cary Grant. Gene autry talvez tenha sido o mais rico entre os cowboys e você deve ter pisado em algumas das cinco estrelas que Autry tem na Calçada da Fama No Hollywood Boulevard. O homem fez sucesso e ganhou dinheiro em todas as áreas, mesmo afirmando que era bom ator e que não cantava bem. <br />Dizem que White Christmas vendeu 400 milhões de discos 78 rotações porque eles se quebravam e todas as famílias compravam esse disco anualmente para o Natal. E Crosby foi, por alguns anos o número um das bilheterias.<br />Próximo de começar a filmar O Álamo, John Wayne descobriu que o administrador de sua fortuna perdera tudo em maus investimentos. <br />Para um ator que não possuía muitos predicados interpretativos, John Wayne até que fez uma bela carreira como 'ator'. Além dos filmes que você citou eu lembraria Iwo-Jima, O Portal da Glória, Rio Vermelho, Legião Invencível e, mais que todos, em Rastros de Ódio.<br />Assino embaixo da sua afirmação que O Álamo é um ótimo filme. Por sinal, raramente discordo de suas abalizadas opiniões.<br />Darci FonsecaDarci Fonsecahttps://www.blogger.com/profile/05669872755370182840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3842481373599264192.post-10123215171472544872013-06-08T12:33:10.642-03:002013-06-08T12:33:10.642-03:00Prezado Darci,
Como sempre os seus comentários sã...Prezado Darci,<br /><br />Como sempre os seus comentários são excelentes, além do conteúdo histórico e ilustrativo. É por demais sabido que John Wayne tinha uma obsessão para realizar o "Álamo" e que suas posições políticas eram reacionárias, mas não se pode negar que ele ele possuía uma personalidade muito forte, lutava para conseguir o seu objetivo e era leal a sua família e aos seus amigos. Felizmente a Academia reconheceu seu valor quando ainda em vida, isto é no final de sua vida. Acho que John Wayne poderia ter sido, também, indicado por "Os Cowboys" (The Cowboys) e "O Último Pistoleiro" (The Shootist).<br /><br />O "Álamo" é um ótimo filme, talvez não merecesse algum Oscar (tenho dúvida quanto à musica e trilha sonora), embora filmes piores tenham sido premiados. Por outro lado, perece-me que a grande maioria dos filmes baseados na tomada do Texas dos Mexicanos não foram sucesso de público (será que os Americanos em geral, não digo os Texanos, têm restrições ao fato histórico ?). <br /><br />Quanto a Randolph Scott ter sido um milionário, deve-se aos seus investimentos em petróleo, terras, gados etc., além de ter nascido de uma família rica. Era engenheiro e tinha um tino econômico-financeiro privilegiado. O cinema para ele era mais uma forma de ganhar dinheiro e ganhou muito. Recentemente, em entrevista, o ator Michael Dante comentou que se ele tivesse ouvido os conselhos de Randy sobre investimentos financeiros hoje estaria milionário. <br /><br />Bob Hope e Bing Crosby, também, eram astutos "businessman". Pode-se enquadrar nesse grupo Gene Autry e Roy Rogers.<br /><br />John Wayne além de sua produtora BATJAC tinha outros investimentos em terras, hoteis e gado. Rex Allen foi um dos seus sócios. Mas, Wayne vendeu muitos dos seus ativos para financiar o seu sonho. <br /><br />Mario Peixoto Alves<br /><br />P.S.: Mudando de assunto, aproveitando a oportunidade, pergunto: Quando você vai comentar "Django Unchained" ?.<br /><br /> <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3842481373599264192.post-55088449855492051292013-06-08T09:33:12.736-03:002013-06-08T09:33:12.736-03:00Joailton, segundo os dados oficiais divulgados pel...Joailton, segundo os dados oficiais divulgados pela United Artists, O Álamo custou 12 milhões de dólares e rendeu no seu lançamento nos Estados Unidos oito milhões de dólares. Essa quantia faria de qualquer outro filme um grande sucesso, desde que, é claro, não tivesse custado tanto. Ocorre que as rendas das bilheterias em outros países não são computadas. Se isso fosse feito O Álamo teria rendido pelo menos outros oito milhões de dólares quando de seu lançamento, o que não significa fracasso de bilheteria. Lembro quando do lançamento do filme aqui em SP, fui às 7h30 para a sessão das 8h00 e as filas eram enormes no Cine Normandie. Só consegui entrar para ver o filme às 22 horas, com a sessão pela metade. Havia uma outra sessão à meia-noite e quem pegou pela metade pode ver o filme na íntegra. Em Tóquio o filme de John Wayne superou Ben-Hur nas bilheterias e fez igual sucesso em Londres, Paris, Estocolmo e em todo lugar que foi exibido. John Wayne perdeu toda a fortuna que acumulara devido a um contador que cuidava de suas finanças. O cara limpou John Wayne. Doris Day passou pelo mesmo anos depois, coisas que não dá para entender. Com o nome que tinha, John Wayne passou a cobrar mais pelos filmes que se seguiram, inclusive com porcentagem sobre os lucros (Os Comancheiros, Hatari, Eldorado) e voltou a ser um homem rico. Duke foi roubado até por um genro.<br />Você tem razão quando diz que um filme deve se pagar no lançamento, mas porque abrir mão das reprises e de tudo que faz um filme vender? O Álamo está entre os 100 filmes mais rentáveis de todos os tempos. Lembro isso porque quando se fala em O Álamo sempre se fala em fracasso. Fracasso mesmo foram Cleópatra (que custou 40 milhões de dólares) e O Grande Motim com Marlon Brando (que custou 20 milhões de dólares). <br />É estranho que astros como Bing Crosby, Randy Scott e Bob Hope tenham se aposentado como milionários enquanto tantos atores que ganharam muito dinheiro morreram quase pobres.<br />O assunto O Álamo-John Wayne é, sem dúvida, fascinante.<br />Um abraço do DarciDarci Fonsecahttps://www.blogger.com/profile/05669872755370182840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3842481373599264192.post-50321095700568771342013-06-08T05:24:15.951-03:002013-06-08T05:24:15.951-03:00Olá Darci:
Eu penso que um filme é um fracasso com...Olá Darci:<br />Eu penso que um filme é um fracasso comercial quando ele num curto período, digamos um ano ou dois, após o seu lançamento, não paga com folga a sua produção e não esperar décadas para ir "juntando" dinheiro e no final contabilizar mais ou menos um faturamento, pois neste espaço de tempo as dívidas também se avolumam e muita gente já quebrou. Parece-me que o John Wayne passou anos tapando buracos e se não estiver errado, morreu pobre se levarmos em conta a sua fama e a sua atuação como produtor. É esta impressão que tenho ao ler a sua série de postagem sobre o assunto. Já vi em uma publicação que Randolph Scott deixou uma bagatela de cem milhões de dólares ao morrer e passou os seus últimos 20 anos de vida só na "moleza", golfe e água fresca. Este filme só produziu tanto assunto por que a impotância do Duke era incomensurável, mas daí a fazer mágica com dinheiro, só mesmo pedindo ajuda ao Tio Patinhas.<br />Histórias de filmes e de pessoas ligadas a eles, são minhas preferida. Continue com elas. <br />Abraço-JoailtonJoailtonhttps://www.blogger.com/profile/11567238940622682393noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3842481373599264192.post-25524501200747525482013-06-07T21:51:49.791-03:002013-06-07T21:51:49.791-03:00Olá, Joailton
"O Álamo" produziu assunto...Olá, Joailton<br />"O Álamo" produziu assunto que não acaba mais. Há uma série de postagens intitulada 'Histórias de O Álamo' falando dos bastidores desse filme. E muitas outras ainda merecem ser lembradas. Desconheço outro faroeste que tenha sido mais estudado e discutido (e achincalhado) que esse filme dirigido por John Wayne. <br />Discordo quando você diz que John Wayne não tinha tino comercial de produtor. Um de seus westerns preferidos (Sete Homens Sem Destino)foi produzido justamente pela Batjac, de Wayne. E a lista de filmes que John Wayne produziu é extensa. O Álamo rendeu muito dinheiro e todos gostam de dizer que esse filme foi um fracasso financeiro, o que é uma inverdade. ainda rende bastante para a MGM-United Artists. Devo ainda falar sobre esse assunto expondo alguns números. <br />O Álamo foi uma obsessão para John Wayne que afinal conseguiu realizar seu objetivo, ainda que a duras penas.<br />É impossível falar de John Wayne sem esbarrar em O Álamo e quem lê muito sobre o Duke acaba descobrindo muita coisa sobre O Álamo, que por sinal teve dois livros exclusivos sobre esse épico.<br />DarciDarci Fonsecahttps://www.blogger.com/profile/05669872755370182840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3842481373599264192.post-5675825309141192942013-06-07T21:08:05.128-03:002013-06-07T21:08:05.128-03:00Ola Darci.
Com mais esta postagem sobre as quase i...Ola Darci.<br />Com mais esta postagem sobre as quase intermináveis agruras do Álamo, começo a desconfiar que você virou um grande especialista neste assunto. Como este filme gerou desdobramentos, que são muito mais interessante que o filme! Este filme só não gerou dinheiro. <br />Parece-me que o fio da meada desta esquizofrenia cinematográfica, estava firmemente amarrada na cabeça dura do John Wayne, que me parece não tinha lá este tino comercial de produtor.Joailtonhttps://www.blogger.com/profile/11567238940622682393noreply@blogger.com