UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

25 de novembro de 2013

O MELANCÓLICO, INFELIZ E INGRATO FIM DA SÉRIE “BONANZA”


“Bonanza” foi uma das séries clássicas da TV norte-americana, uma das mais queridas pelo público e, por isso mesmo, uma das séries campeãs de audiência dos anos 60. O que levou “Bonanza” a ser tão admirada e ter uma fiel legião de espectadores foi, sem dúvida, o carisma dos quatro Cartwrights. Enquetes eram feitas para saber qual deles era o preferido do público que se dividia entre o patriarca Benjamin (Ben) e seus filhos Adam, Eric (Hoss) e Joseph (Little Joe), interpretados respectivamente por Lorne Greene, Pernell Roberts, Dan Blocker e Michael Landon. Mesmo a saída de Pernell Roberts ao final da sexta temporada não abalou a performance da série no Nielsen Ratings, principal instituto de pesquisas da TV norte-americana.

Lorne Greene
Dez anos entre os top-tens - Após um início fraco na primeira temporada (1959/60) atingindo apenas o 45.º posto entre os programas de maior audiência, na temporada seguinte (1960/61) “Bonanza” subiu para o 17.º posto. Na terceira temporada (1961/62), “Bonanza” ficou em 2.º lugar; 4.ª colocação na temporada 1962/63; voltou ao 2.º posto na 5.ª temporada (1963/64). “Bonanza” foi a série tricampeã de audiência nas temporadas 1964/65, 1965/66 e 1966/67. Na nona temporada (1967/68) a série caiu para a 4.ª posição; subiu para 3.º em 1968/69, colocação em que permaneceu também em 1969/70, quando “Bonanza” completou a 11.ª temporada no ar. A perda de audiência começou na 12.ª temporada (1970/71), quando a série caiu para a 9.ª posição. Ainda assim conseguiu o recorde de permanecer por dez temporadas consecutivas entre as séries de maior audiência nos Estados Unidos. Em 1971/72, 13.ª temporada, “Bonanza” saiu do top-ten caindo para o 20.º lugar. Na aferição de novembro de 1973 “Bonanza” estava num decepcionante 45.º lugar entre os programas de maior audiência. Foi quando a série foi cancelada sem ao menos terminar a 14.ª temporada que teve apenas 16 episódios. O que teria levado “Bonanza” a perder seu público?

Dan Blocker e a esposa Dolphia.
A cirurgia de Dan Blocker - Com o passar das temporadas foi ficando claro que o público gostava mais de Little Joe (Michael Landon) e de Hoss (Dan Blocker), sendo que a maior parte dos episódios colocava em destaque justamente os dois irmãos que ficaram após a partida de Pernell Roberts. O que não se sabia era o quanto o público admirava Dan Blocker, o que somente foi percebido quando do falecimento do robusto ator em 13 de maio de 1972. Dan Blocker residia há anos na cidade de Lugano, na Suíça, onde ficavam sua esposa e quatro filhos enquanto ele filmava nos Estados Unidos. Ao final da 13.ª temporada, em meados de 1972, Dan Blocker estava decidido a se submeter a uma cirurgia da vesícula biliar que vinha há tempos lhe causando muitas dores. Para isso Dan se impôs um regime que o fez perder 20 quilos dos 140 que pesava, tendo deixado de fumar e de beber. A cirurgia realizada no dia 29 de abril de 1972, num hospital de Inglewood, foi bem sucedida a princípio, ocorrendo uma infecção pós-cirúrgica ao fim da primeira semana de recuperação da operação, infecção curada com antibióticos. Dan Blocker havia adquirido um iate de 23 metros de comprimento, construído especialmente para ele e o qual batizou como ‘Dolphia’, nome de sua esposa. O ator tinha ainda três semanas de férias antes de retornar para as filmagens dos episódios da 14ª temporada de “Bonanza” e estava decidido a aproveitar bem esse tempo navegando com a família no ‘Dolphia’ pelo Rio Tâmisa, na Inglaterra.

Cenas do episódio 'Forever', com
Michael Landon e Bonnie Bedelia.
O episódio ‘Forever’ - Dan Blocker deixou o hospital no dia 12 de maio e no dia seguinte queixou-se de dores no peito e dificuldades para respirar. Retornando ao hospital foi detectado um coágulo sanguíneo em um dos pulmões. Levado para a emergência foi administrado no ator um antídoto para diluir o coágulo, mas onze horas depois o coágulo provocou uma parada cardíaca e sua consequente morte. Dan Blocker somente foi enterrado no dia 16 de maio pois seu corpo que já estava sendo velado teve que ser encaminhado a outro hospital para ser autopsiado. Lorne Greene e Michael Landon ficaram devastados pela morte do amigo, especialmente Michael que havia escrito um episódio para Dan Blocker, episódio que o próprio Michael iria dirigir. Esse episódio chamado ‘Forever’ e que abriria a 14.ª temporada da série contaria a história do casamento de Hoss Cartwright. A esposa de Hoss no episódio, interpretada pela atriz Bonnie Bedelia, termina falecendo para tristeza do gigante Cartwright. Apanhado de surpresa, Michael Landon teve que adaptar o episódio de forma que ele próprio interpretasse o noivo, ao mesmo tempo que dirigia o episódio. Além da enorme tristeza que toma conta de quem assiste a ‘Forever’ por sentir a falta de Dan Blocker, o episódio em si é repleto de momentos tristes, especialmente quando Little Joe junto ao túmulo da esposa morta diz “Eu te amo”. Sente-se que ele estava dizendo isso ao amigo Dan Blocker.

David Canary, Blocker, Greene e Landon.
Cancelamento da série - Para tentar amenizar a falta de Hoss Cartwright, foi escalado para a série “Bonanza” na 14.ª temporada o personagem Griff Rei (Tim Matheson), sendo mantido Jamie Hunter (Mitch Vogel) e havendo ainda o retorno a Ponderosa de Candy Canaday (David Canary). Nada disso porém adiantou pois o público simplesmente se desinteressou de assistir “Bonanza” que, como foi dito desabou nas pesquisas de audiência levando ao abrupto cancelamento da série. Lorne Grenne e Michael Landon foram avisados pela direção da NBC (National Broadcasting Corporation) que o último episódio da série seria filmado até o dia 6 de novembro de 1972, após o que ele e os demais atores e técnicos seriam dispensados. Lorne Greene ficou tão aborrecido que sequer compareceu para as filmagens naquele dia 6 de novembro. O criador e produtor da série David Dortort implorou aos executivos da NBC que a 14.ª temporada fosse concluída com o número previsto de episódios (32), mas sem resultado. A série foi interrompida após os 16.º episódio daquela última temporada e que seria o 430.º episódio de “Bonanza”. Falou mais alto o dinheiro pois a série começava a não dar lucro, esquecendo-se os executivos dos 13 anos anteriores, muitos dos quais “Bonanza” foi campeã de audiência fazendo mais rica a NBC. Nos 13 primeiros anos o patrocinador de “Bonanza” foi a General Motors Company que então desistiu do patrocínio. Na 14.ª a Ford Motors Company passou a ser o patrocinador da série.

O mais famoso chapéu da TV nas mãos
de seu dono, Hoss Cartwright.
Reprise em canal por assinatura – Dan Blocker era insubstituível na série pois com seu tipo bonachão, correto, tímido e engraçado, fazia o contraponto perfeito para o heroísmo de Little Joe e a sisudez de Ben Cartwright. Talvez mesmo com a presença de Dan Blocker “Bonanza” continuasse a perder audiência, o que ocorreu também com “Gunsmoke” que atingiu 20 temporadas até ser cancelada em 1975. As séries westerns de TV não atraíam mais o público e prova disso é que nos anos seguintes raras dessas séries eram produzidas até serem zeradas em 1984. Quadro totalmente diferente de 1959, primeiro ano de “Bonanza”, quando nada menos que 48 séries preenchiam as grades das três grandes redes de televisão nos Estados Unidos. O fato que ficou na história foi que após a morte de Dan Blocker “Bonanza” acabou. E terminou da forma mais melancólica possível. Atualmente o Canal TCM reprisa as duas últimas temporadas de “Bonanza” depois de exibir diariamente a série completa ao longo dos últimos quatro anos. Isso comprova que ainda há público para as séries westerns na televisão, as quais são aguardadas ansiosamente pelos fãs.


Dan Blocker na intimidade e a lápide da campa onde descansa.

Michael Landon no episódio que escreveu para o amigo Dan Blocker;
abaixo o casamento com Bonnie Bedelia.

132 comentários:

  1. Muito triste o final de "Bonanza". A morte do Blocker apenas abreviou seu final pois os anos 70 davam claros sinais de não haver mais espaço para os bang-bangs. Nos cinemas, os que surgiam eram na linha revisionista, às vezes mero pretexto para se criticar a sociedade daqueles anos.
    Na TV as séries mais populares, como "Bonanza" e "Gunsmoke", sofriam o desgaste de anos e anos "em cartaz".
    E eram novos tempos, "modernos", com a mitologia dos faroestes cada vez mais distante e interessando menos às novas gerações.
    A magnífica animação "Toy Story" dá uma boa ideia de como isso se processou nas preferências da garotada, que trocaram aos poucos os cowboys pelos astronautas e outros heróis.

    Mas nada disso justifica o descaso da NBC com o seriado que tanto lhes deu retorno. Uma pena mesmo!

    Darci, preciso voltar a frequentar o Westerncinemania pois você continua fazendo matérias imperdíveis. É imperdoável o fato de eu não estar vindo aqui como deveria. Já disse isso antes e não cumpri a promessa mas em 2014 estarei aqui sempre que possível, me informando, matando a saudade de filmes e atores e aprendendo com seus textos sobre essa paixão que é o cinema western.

    Um excelente fim de ano e início de outro para você e toda sua família.

    Edson Paiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edson
      Seja sempre bem-vindo a esta página. Seu prestígio honra o Westerncinemania. Agradeço e retribuo os votos festivos.
      Darci Fonseca

      Excluir
    2. bonanza, sempre nos educou em seus filmes, apesar de menino, ética e honestidade c/muita aventura. Faltou nos episódios, união dos
      personagens em ter famílias, acho q ficaria mais tempo ainda. paulo j

      Excluir
    3. Amo a serie bonanza,assisto todos os dias varias vezes,pra mim,são a familia que todos gostariam de ter, eu sim, gostaria de ter tido tanta educação e respeito, ética que passa na serie,quando assisto choro de saudade e pena não poder ir ate Virgina,ver ponderosa,e os autores sempre quiz velos, puxa Deus não deu tempo,amo voces. carmem

      Excluir
  2. eu assisto todo dia a série, pois quando pois nos anos 60/70,eu assistia no bar perto de casa pois naquela época onde morava nem todos tinha T.V

    ResponderExcluir
  3. ainda garoto ia para o vizinho porque nao tinhamos tv para assistir bonanza ,ficara na memoria de todos nos.

    ResponderExcluir
  4. Bonanza: Essa série não cai de moda , assisti muito e assisto até hoje , oque é bom vale a pena ver de novo ; Recomendo . ( Me faz lembra a família na sala reunida assistindo Bonanza , infelizmente essa cena é rara.)
    Abraços
    Joaquim

    ResponderExcluir
  5. Tenho 75 anos e desde 1963 acompanho o seriado BONANZA pela TV e até hoje sintonizo o canal 70 (TCM), para assistir a série mesmo em reprises. É uma pena
    que tenha acabado, pois era fã da família Cartwright.

    ResponderExcluir
  6. Acompanho o seriado BONANZA desde 1963, quando me casei e gostaria que hoje, aos 75 anos, pudesse continuar a assisti-lo na TV, embora com outra produtora, uma vez que a NBC deixou de patrociná-lo. Para mim, era um sucesso da TV e hoje vivo das suas reprises no TCM, canal 70, da SKY.

    ResponderExcluir
  7. tenho 57 anos, conversando com meus netos digo a eles q hoje tenho coisas boas p recordar, no entanto quando eles tiverem a minha idade o q eles vão contar p os seus netos ?...........como começou o casamento gay ou muitas porcarias q tv de hoje mostra ? bonanza ainda é o melhor programa de tv q eu vejo ate hoje. !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASSISTO ATE HOJE.....ACABEI DE VER....MUITO BOM...

      Excluir
    2. Nunca esquecerei essa série maravilhosa ,faz parte da minha vida.

      Excluir
    3. Que saudade quando na década de 1960 em sodrelândia-Trajano de Moraes,RJ, eu e meus colegas íamos ao anoitecer na casa do seu Armando do caminhão, assistir o filme bonança. (ass. Dr. Durval- filho de Zé do Santo).

      Excluir
    4. Que saudade quando na década de 1960 em sodrelândia-Trajano de Moraes,RJ, eu e meus colegas íamos ao anoitecer na casa do seu Armando do caminhão, assistir o filme bonança. (ass. Dr. Durval- filho de Zé do Santo).

      Excluir
  8. Tenho 30 anos mais amo bonanza a série da infância dos meus pais e tios,muito boa só o fim melancólico.mas é uma lenda da TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 71 anos. Assistia e ainda assisto, quando posso (não tenho Tv por assinatura). Tenho diversos episódios, todos originais, comprados em loja.
      Assisto de vez em quando e bate a saudade dos exemplos de moral e honestidade que transmitia aquela família.

      Excluir
    2. Maravilhoso seriado. Inesquecível. Saudade saudade !

      Excluir
  9. Quanto mais eu leio comentários enviados por essas pessoas que amam o seriado Bonanza,fico feliz em saber que,após tantos anos,os CARTWRIGHT ,não foram esquecidos.É a maneira de agradecer aos atores,pelos momentos de alegria que nos deram e continuarão a dar,através do canal TCM.
    Obrigada, LORNE- PERNELL- DAN- MICHAEL !
    be

    ResponderExcluir
  10. A cada dia gosto mais de ler e de assistir ao seriado Bonanza , essa série nunca será esquecida. Obrigada Lorne - Dan Bloker - Michael e Perne.

    ResponderExcluir
  11. Acompanho a serie BONANZA pela tcm, e a melhor hora do dia ...para mim foi eaempre será a maior e melhor série de todos os tempos

    ResponderExcluir
  12. Amo a série Bonanza. Assistia muito quando era adolescente e assisto hoje.Sinto muita saudades.
    24 de abril de 2014

    ResponderExcluir
  13. A série estava destinada ao fim no dia em que Pernell Roberts saiu.
    A morte de Dan Blocker,só veio abreviar,além disso nos anos 70,o povo não estava mais ligado em westerns,o que levou ao fim de outras séries,que eram muito boas,mas estavam datadas. Sempre que ouço a música clássica de abertura e vejo os 4 Cartwrights fico emocionada.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Rosemary
    Penso que a série Bonanza até que se aguentou bem sem Pernell Roberts que, de fato, tinha muitos fãs. Veja você que exatamente após a saída de Roberts 'Bonanza' foi tricampeã de audiência, batendo todas as demais séries.
    Darci

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber como Hoss morreu?
    Em algum episódio explica como ele morreu?

    ResponderExcluir
  16. Diferentemente de Adam (Pernell Roberts), a quem foi feita referência em alguns episódios dizendo que ele havia partido para outra cidade, Hoss não foi citado nos episódios da última temporada que não contou com sua presença. Pelo menos não tenho essa lembrança. A grande e carinhosa referência foi feita no episódio 'Forever', que como diz o texto foi escrito para Hoss.
    Darci

    ResponderExcluir
  17. Na minha infância, morando na capital, não tínhamos aparelho de tv. Eu e meu irmão íamos à casa de vizinhos assistir Bonanza todas as noites. Assistir a série hoje no TCM é um misto de saudades e alegria ao mesmo tempo. Fico admirada com os bons princípios e laços de família transmitidos na série. Um abraço a todos.
    Sonia Rocca

    ResponderExcluir
  18. Na minha infância, morando na capital, não tínhamos aparelho de tv. Eu e meu irmão íamos à casa de vizinhos assistir Bonanza todas as noites. Assistir a série hoje no TCM é um misto de saudades e alegria ao mesmo tempo. Fico admirada com os bons princípios e laços de família transmitidos na série. Um abraço a todos.
    Sonia Rocca

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sonia
    Penso que muitos de nós passamos pela experiência de ser 'televizinhos'... Bonanza representa exatamente o que você comentou.
    Darci Fonseca

    ResponderExcluir
  20. também curto muito Bonanza nao perco um episódio

    ResponderExcluir
  21. Maravilhosa essa matéria, esclarecedora e emocionante!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog! É a primeira vez que venho e fiquei encantado com as memórias. Gostaria de saber se podem me indicar aonde eu conseguiria comprar dvd da série The guns de Will Sonnett ou Will Sonnett, a lenda de um Pistoleiro em Português? Eu era bem novinho, mas lembro que via sempre com meu Pai e ambos gostaríamos de rever.

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Essa série com Walter Brennan teve 50 episódios que foram lançados nos Estados Unidos. Não creio que venha a ser lançada por aqui. Há diversos sites brasileiros que comercializam séries de TV.
    Darci

    ResponderExcluir
  24. adoro a serie e ainda assisto no tcm. Gostaria muito de visitar o local das filmagens, a casa ,os lagos etc. Esse caras marcaram a minha vida.Sinto muita falta deles.

    ResponderExcluir
  25. Ao fazer uma pesquisa sobre Dan Blocker, tive o prazer de achar essa soberba matéria, que satisfez completamente minha curiosidade. Apesar de ser um fanático por filmes e séries clássicos de todos os gêneros, sou fã inveterado de westerns, principalmente aqueles produzidos a partir dos anos 30 até final dos anos 60. Bonanza, que comecei a assistir em 1969, ainda menino de 9 anos, pela saudosa Rede Tupi, sempre esteve no topo de minha lista. De quebra, fiquei conhecendo esse maravilhoso blog, o qual pretendo explorar de cabo a rabo, dada a qualidade e diversidade das matérias relacionadas ao bom e velho oeste. Parabéns ao Darci, autor do blog e obrigado por este regalo.

    Lucio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lúcio
      Seja bem-vindo ao Westerncinemania e obrigado pelo elogio.
      Darci

      Excluir
  26. Tenho 55 anos e sempre gostei de westerns... Por acaso conheci seu blog e vejo que a série Bonanza ainda existe na memória de muitas pessoas... Embora hoje em dia os filmes e seriados estilo Velho Oeste não sejam preferência entre os jovens, são estórias interessantes com começo, meio e fim, onde dava-se valor à família, à hombridade, honestidade e amizade. Hoje em dia, infelizmente pouco disso existe, devido à inversão de valores... Às vezes até acho que se não existisse a Lei do Desarmamento, o número de roubos, assaltos, etc.. poderiam ser menores... Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  27. acabou !! que peninha né? a série era imperdível,faroeste de primeira linha

    ResponderExcluir
  28. Tenho 50 anos, e adoro Bonanza, estara sempre em minha memória, pena que TCM retirou da grade.

    ResponderExcluir
  29. Que pena que o TCM esta exibindo o seriado so de tarde, tirou do horário da noite, tudo indica que vai daqui pra frente tirar da grade de programação, eu gostava de dar uma passada com controle remoto, e dar uma conferida no Bonanza, todos la o pai mesmo dono de um rancho, e poderoso, não desistia de enaltecer valores e eticas para os filhos.Nao sabia da maneira como o ator Dan Blocker tinha morrido e que linda família ele deixou.Acho a televisão hoje uma bomba, não sei o que farei com ela daqui pra frente, Bonanza nao deve sair do ar, deveria ser permanente mesmo com reprisado, e um alento p os saudosista que ainda permeiam numa televisão.

    ResponderExcluir
  30. No horario da noite ficava melhor, quem sabe o autor dessa pagina da uma conversada com o pessoal da TCM. Grato.

    ResponderExcluir
  31. absurdo o término dessa serie,

    ResponderExcluir
  32. a tv. ultimamente prima pelas porcarias,por isso, qdo aparece series boas, a gente se liga,acompanha mesmo, porque são coisas raras.

    ResponderExcluir
  33. Precisamos continuar cobrando do canal TCM Brasil o retorno do seriado Bonanza no horário noturno desde a 1ª temporada.

    ResponderExcluir
  34. Por que BONANZA não passa mais à noite no TCM?

    ResponderExcluir
  35. assisto a série todos os dias, e fico mt triste em pensar que todos aqueles maravilhosos atores, tão queridos, já se foram. Quanta saudade!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  36. ASSISTI BONANZA DESDE ADOLESCENTE E HOJE REVEJO TODOS OS DIAS PELO CANAL TCM. ASSISTIREI SEMPRE Q ESTIVER NA TV !!! UMA SERIE SIMPLESMENTE LINDA !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não tinha tv em casa, eu e meus irmãos assistia na vizinha. Agora assisto em casa pelo TCM.

      Excluir
  37. Sou uma mulher de 53 anos. Adoro o seriado bonanza. Porque a TCM teve a infeliz idéia de retirar da noite. Assistia todos os dias à noite. Que tristeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, "Bonanza" é um dos seriados westerns que mais agradaram o público feminino, mesmo sem que houvesse uma atriz fixa no elenco, ou quem sabe por isso mesmo... A série continua a ser exibida diariamente em horário alternativo, inclusive aos sábados e domingos. - Darci Fonseca

      Excluir
  38. Ainda assisto ao seriado Bonanza, passa todos os dias ao meio-dia e às 20h...É programa certo aqui na minha TV.

    ResponderExcluir
  39. Acho que o TCM deveria exibir Bonanza desde quando começou, pois gosto muito e gostaria de ver a série desde o começo

    ResponderExcluir
  40. Assisto diariamente, mas preferia o horario da noite no TCM
    Gostaria que exibissem a serie novamente desde o primeiro episodio.
    Atualmente estao repetido muitos episodios

    ResponderExcluir
  41. Djardiére Vila Nova Silva23 de novembro de 2014 às 22:49

    Só espero que o TCM mantenha sempre este maravilhoso seriado . É o que me faz manter um pacote mais caro da TV por assinatura. Tenho 70 anos, minha esposa 66 e assistimos todos os dias. Quem dera que reprisasse desde o primeiro episódio da série, e de preferência, à noite também, pois quando perdermos de dia, teremos outra oportunidade à noite! Querido TCM, pensem nisto!

    ResponderExcluir
  42. Aos amigos que escrevem sobre Bonanza eu gostaria de lembrar que nenhuma outra série de televisão conseguiu permanecer no ar em reprise por sete anos, tempo que Bonanza está no ar ininterruptamente no Canal TCM, desde 2008. Concordo que a série bem poderia ser reapresentada desde a primeira temporada, independente do horário.
    Darci

    ResponderExcluir
  43. O carater, o censo de justiça que a serie passava, com certeza construiu muitos homens de VERDADE.

    ResponderExcluir
  44. Acompanho novamente Bonanza todos os dias.Gostaria de perguntar ao Darci,quando se deu o afastamento do Adam,interpretado pelo Pernell.Houve um episódio especial ?A propósito,não conhecia o blog.Obrigado por manter informados os amantes dos seriados.Saudades deles.CHICO FURTADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chico
      Pernell Roberts participava da série com extrema má vontade, o que pode ser percebido em suas atuações, especialmente a partir da terceira temporada. Sua saída da série durante a sexta temporada foi litigiosa. Que eu me lembre não houve nenhum episódio anunciando o afastamento de 'Adam', que era mencionado como se tivesse ido para San Francisco. depois nunca mais se falou dele na série. - Darci Fonseca

      Excluir
  45. Bonanza, nos ensinou e ensina o amor ao próximo, respeito, lealdade, fraternidade. Aprendo muito com BEN ( pai dos meninos) lições de vida.Os filhos obedientes e participativos são bons exemplos. Nesta época que temos filmes lixo, regado de muita violência, efeitos malucos, incitam ainda mais os seus adeptos. Peço que a serie nunca saia do ar. Não importa se os filmes é repetidos.

    ResponderExcluir
  46. Meu pai que me apresentou a série rsrs, nunca mais parei de assistir! Tenho 21 anos, mas queria ter nascido e vivido naquela época, e ao assistir Bonanza, eu sinto que vivi, hahaha, de alguma forma... de verdade hahaha, enfim...eu amo a série e espero que não saia do ar nunca, igualmente Os pioneiros, por mais que ser repita, eu nunca me canso de assistir.

    ResponderExcluir
  47. Saudades do tempo deste seriado. Histórias que nos faziam sonhar.

    ResponderExcluir
  48. Saudade ! Muitíssimas...Saudades !!!! Bonanza , marcou a infância e a adolescência de milhões de pessoas!! Muitos na época eram felizes e não sabiam!!!

    ResponderExcluir
  49. Amoooo e assisto todos os dias! Adoro as histórias que sempre deixam uma mensagem positiva! Triste ter terminado assim! Enfim,deixara muitas saudades! Somos para sempre: TODOS BONANZA!!!

    ResponderExcluir
  50. Tenho 49 anos e conheci bonanza na minha infância. Espero ansiosa o horário de passar. Paro tudo que tenho de fazer só para assistir bonanza. Sábado e domingo então é uma festa para mim pois sei que tenho 2 episódio garantido. Que essa serie continue por muito tempo. Mas gostaria muito de assistir os primeiros episódios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinilda, também conheci Bonanza na minha infância, assim como você! Como já falei mais adiante, antes de ler o seu comentário, temos um grupo de pessoas que assistem sempre e que amam o seriado e seus atores! Estamos vendo Bonanza, as primeiras temporadas, através de uma TV peruana, que está transmitindo olline pela internet.Se quiser procurar, o nome da TV é panamericana.
      MARIA VAZ

      Excluir
  51. Eu sempre fui fã desta série desde o tempo em que eu era criança e nem sabia sobre o que eles estavam falando. É verdadeiramente uma série "eterna", pois como sabemos, AINDA ESTÁ PASSANDO NA TV (tv paga, mas é TV).
    Eu confesso que, pra mim, dá a impressão de que NAQUELA ÉPOCA só havia bons atores (o contrário dos dias de hoje). Todos os atores de "BONANZA" incluindo até mesmo os coadjuvantes, os convidados especiais e os que faziam apenas "pano de fundo" trabalhavam muito bem, mas eu assistia com mais alegria quando aparecia na telinha o meu ator favorito da série, ou seja, o ator Dan Blocker.

    Claro que eu só fiquei sabendo da triste morte dele (calma: eu sei que não existe "morte feliz)" quando eu já não era mais criança (então fiquei sabendo muuuuito tarde). Só fato de imaginar alguém entrando num hospital para fazer qualquer coisa e sair de lá MORTO, me dá uma tristeza que eu não sei explicar o tamanho. Hoje eu procuro assistir apenas aos episódios em que ele aparece, pois ele foi realmente o mais carismático de "Bonaza" e certamente nunca será esquecido.

    Ps: Para quem quer ver os primeiros episódios, basta apenas procurar por eles no Youtube digitando assim: "Bonanza dublado português": ou "Bonanza Legendado português" - Vai aparecer um número enorme de episódios de todas as temporadas da série. Eu mesmo baixei as CATORZE temporadas pelo torrent, digitando no Google: "Bonanza torrent" ou "Bonanza Kickass"

    É isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Nilton. Vou tentar baixar também, pois pelo jeito a TCM não vai passar as primeiras temporadas, pois hoje só tem uma reorise as 6h da manhã...espero pelas primeiras temporadas desde o ano passado.

      Excluir
  52. Assisti a um episódio hoje mesmo em que ele foi buscar uma moça que havia encontrado um noivo por correspondência. Ele não era o noivo, mas ela pensou que ele era o seu futuro marido. Bem divertido.

    O tal episódio é este:
    Bonanza S04E18 "O cavaleiro errante em português"

    ResponderExcluir
  53. Olá!
    Não conhecia este blog, mas fiquei muito emocionada ao ler sobre a maravilhosa série que me encanta, até hoje. Tenho 54 anos e minha mãe conta que, aos 3 (1973), numa noite fria de inverno, vesti meu casaquinho de lã e saí porta afora. Ao ser questionada: - Aonde tu vais?, respondi: - Vou assistir Bonanza!
    Não tínhamos TV na época, o primeiro aparelho só foi comprado no natal de 1965. Então, posso dizer que sou fã deles desde antes de me recordar.
    Um abraço e obrigada pela nostálgica leitura.
    Heleusa Concer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!!
      Também sou fã desde pequenina! Little Joe foi meu primeiro namorado, ou melhor, a minha primeira manifestação de paixonite!! Sou casada, e amo meu marido apaixonadamente, mas jamais esquecerei aquele sentimento, assim como muitas outras! É um sentimento puro, mas que pulsa até hoje, quando Joe aparece na telinha, e me faz voltar a ser uma menina!! Temos até um fórum brasileiro, com mais de 400 membros, todos apaixonados pela série!

      Excluir
  54. Olá, Heleusa
    Mas que história mais bonita essa que você contou. A série Bonanza marcou a vida de muita gente, no mundo inteiro, e assim como você, cada um de nós tem uma lembrança especial da série. Mas essa sua, ainda em tenra idade, é muito, muito bonita.
    Abraços do Darci

    ResponderExcluir
  55. Sempre assisto Bonanza e tenho recordações da época em que assistia com meu pai.Ele adorava.Certamente se estivesse conosco não perderia um episódio sequer.Não deixem que este seriado acabe.Obrigada TCM por nos trazer isso tudo de volta.

    ResponderExcluir
  56. filmes de hoje nao chega perto do seriado bonanza, tempos bons nao volta mais

    ResponderExcluir
  57. Legal sou fã do seriado Bonanza. Parabéns ao blog pelas informações. Sempre assisto no canal TCM.

    ResponderExcluir
  58. Bonanza é a melhor serie de tv de todos os tempos, simplesmente o melhor exemplo para formar homens de caráter.

    ResponderExcluir
  59. O que a TCM poderia fazer por nós saudosistas, era reprisar a série DANIEL BOONE no lugar de Bonanza.

    ResponderExcluir
  60. O que a TCM poderia fazer por nós saudosistas, era reprisar a série DANIEL BOONE no lugar de Bonanza.

    ResponderExcluir
  61. Poderia reprisar Daniel Boone e continuar com Bonanza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia reprisar Daniel Boone, Gunsmoke, Cosby Show e outros, mas sempre continuando com Bonanza!

      Excluir
  62. Bonanza será sempre a melhor série ...

    ResponderExcluir
  63. Bons tempos aqueles, quando a televisão tinha seriados como Bonanza,Daniel Boone, Viagem ao Fundo do Mar Os Pioneiros e muitos outros.

    ResponderExcluir
  64. todos os episódios retratam nosso dia a dia, é por isso que a série ainda é vista até hoje, porque o que a televisão apresenta hoje tem o papel de degradar cada vez mais os seres humanos, vistos os enlatados existentes e as ditas novelas. Em qualquer época que passar Bonanza terá sempre expectadores, pois se trata de melhor série de todos os tempos.. Luiz Fernando

    ResponderExcluir
  65. Bonanza é e sempre será o melhor seriado de todos os tempos!! Junto com tudo mais que Michael Landon fez! Parabéns pelo texto, contando muito bem o que se passou ao longo dos 14 anos dos Cartwrights! Apenas discordo que o seriado tenha acabado em função da morte de Dan Blocker. A audiência já estava na descendente, como acontece com todo seriado. O diferencial é que Bonanza durou até demais!!!! Porque era muito bom!! Mas você também disse isso no final! Outra coisa certíssima que você disse é, que até hoje, Bonanza tem seu público, do qual eu faço parte, juntamente com muitas amigos, e por isso, temos até um fórum onde falamos sobre o seriado e seus atores amados!(somos mais de 400 membros) - Eu amo Michael Landon e se depender de mim, a memória dele viverá para sempre em nossos corações e mentes!!! Obrigada pelo belo trabalho no seu blog! MARIA VAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Maria Vaz.
      Adoraria fazer parte do seu blog. Como isso seria possível?
      Heleusa

      Excluir
  66. Concordo que talvez Bonanza seja a melhor série já feita pela tv norte-americana.

    Eli de Souza, de Belô

    ResponderExcluir
  67. Boa noite! Hoje procurando saber sobre os atores da epoca de bonanza, os pioneiros, acabei encontrando tambem este blog que por sinal me ajudou a achar uma outra serie da epoca de ouro GUNSMOKE, eu nao lembrava de forma alguma o nome e hoje achei aqui no blog.Parabens e com certeza vou estar sempre por aqui, pois achar coisas boas nos dias de hoje so garimpando.Ate breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, visite sempre o blog pois o assunto aqui é westerns. - Darci

      Excluir
  68. tenho 54 anos e assisto Bonanza, antes na TV Tupi, hoje no TCM e tenho a coleção completa, que revejo sempre. Excelente, seriado que mostra os valores familiares.
    Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  69. Pessoal, existe algum lugar onde possamos adquirir a série completa? Dificil ter um episódio que não tenha o suspense como sua principal característica.
    Amigos da TCM, por favor jamais deixem de passar Bonanza. Conheço ao menos umas 05 pessoas que assistem quase que diariamente este seriado. Lamentável apenas terem tirado as exibições do horário nobre.

    ResponderExcluir
  70. AMO ESSA SÉRIE. FOI O MELHOR PRESENTE TER ACHADO ELA NO YOU TUBE DESDE O PRIMEIRO CAPÍTULO.

    ResponderExcluir
  71. Michael Landon fez também a série " O Amor Vem de Vagar " título em português.
    tem 9 filmes de longa metragem. tem no You Tube e vejo até no meu Ai Fone à noite na minha cama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada pela dica, Maria do Carmo. Nao conhecia essa serie.

      Excluir
  72. Assistia Bonanza em casa de vizinhos em 1965 e 1966 `a noite. assistia também Zorro e a série Combat assim como Perdido nos Espaços aos domingos à noite. Nossa primeira televisão minha mãe comprou em 1968. Ganhei dois DVDs da série Bonanza e coloquei para minha mãe assistir ela tem 89 anos de idade e ficou feliz de tornar a ver Bonanza, apesar das dificuldades áudio e visual que ela enfrenta por causa da idade. Eu sou a caçula de sete irmãos. É uma pena que quatro de meus irmão já morreram e resta somente dois, Lúcia e Paulo. Como meu pai faleceu em 1966 essas séries me traz um pouco de nostalgia,mas me passou valores de conduta moral e ética a mim e a meus irmãos , vizinhos, colegas de escola e amigos em geral. Tenho hoje 55 anos. Nasci no ano que começou a série 1959. Adorei estar aqui com vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Mas fiquei curioso sobre você ter assistido a tudo isso nos anos 60. Aqui no Brasil passava em qual canal? Estou pesquisando a anos para conseguir estas séries antigas em DVD, mas ainda quase nada encontrei. Se quiser, me adicione no facebook: https://www.facebook.com/robertodasilvagoulartou me escreva betokaosz@hotmail.com. Posso te vender algumas raridades caso tenha interesse. Abraços!!!

      Excluir
  73. Concordo com o colega acima. Assistir Bonanza é formar moralmente o caráter do homem.
    Para quem conhece a série melhor do que eu, gostaria de saber qual o episódio em que um empregado da familia desobedece ordens Sr Ben e assim perde um cavalo e uma carroça.... A lição de vida que se segue a esta desobediência inicial é, para mim, uma das melhores vistas na TV/cinema....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem desobedece é o garoto Jamie, filho adotado por Ben. E da 13 temporada.

      Excluir
  74. Eu sou fã incondicional do Bonanza até hoje, quando tenho 47 anos, e recomendo a todos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer esta série clássica dos filmes de bang-bang. Cada filme deixava uma mensagem, foram 430 filmes, verdadeiras obras de arte.

    ResponderExcluir
  75. Eu sou fã de Bonanza, sempre que posso, assisto no canal TCM. Lamentável o fim da série, e o descaso dos produtores com os fãs. Época boa.

    ResponderExcluir
  76. Gostaria de assistir as temporadas 1 a 6. Quando comprei um pacote que incluia a TCM, ja peguei na setima temporada. E tenho certeza que tem muita gente que também quer ver ou rever as primeiras temporadas. Por favor TCM !

    ResponderExcluir
  77. Esta série é perfeita, eu sempre gostei. Acabei de atualizar minhas séries favoritas e eu tenho que recomendar um bom produzida pela HBO chamada O hipnotizador, é interessante e com a mais recente tecnologia 4k.

    ResponderExcluir
  78. Ai que saudades da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais.Acho que precisam reinventar de novo o amor.

    ResponderExcluir
  79. Ai que saudades da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais.Acho que precisam reinventar de novo o amor.

    ResponderExcluir
  80. Olá,
    Adoro "Bonanza".Os "principios morais" do seriado são muito educativos, diferente dos dias atuais!!!! Por não ter TV em casa nos anos 60/70, assisti alguns capitulos no vizinho!!!
    Ultimamente assisti por muito tempo na TCM, junto com "Os Pioneiros" mas atualmente o Bonanza passa as 6.00hs, que é impossivel neste horario!!! POR FAVOR, volte a passar os 2 seriados num horario mais acessível !!!!
    Gostaria de visitar o sitio" Ponderosa" na cidade de "Incline Village" em Nevada!!!tonymoto@msn.com. SP Jan.2016,OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  81. O que eu poderia falar ja falaram tudo so saudade

    ResponderExcluir
  82. Assisto a serie as 600h da manha...pq não passam de novo do primeiro episódio?

    ResponderExcluir
  83. Realmente Bonanza até hoje é vangloriada pelo público em geral. A morte de Dan Blocker realmente deu aos gananciosos a deixa para cancelar Bonanza. Sou muito fã de Michael Landon desde quando assistia " O homem que veio do Céu " nos anos 80. A quase 5 anos, descobri seu seriado " Os Pioneiros " ao qual amamos minha esposa e eu logo no primeiro episódio pela sensibilidade de Landon com sua família e amigos. Marcou nossas vidas estes seriados maravilhosos. Meus clientes do Casarão Vídeo Locadora sempre perguntam sobre quando terei as temporadas de Bonanza, Laredo, dentre outros em DVD, o que me dói não poder satisfaze-los.
    Por anos procurei muitas séries completas em DVD ou mesmo em VHS e ainda não consegui muita coisa.
    Espero que lancem logo todas as temporadas ao menos legendadas destas séries que marcaram época.
    Abraços Darci e obrigado pelo belíssimo blog.

    ResponderExcluir
  84. Um dos maiores clássicos do cinema.vejo no canal TCM.como dizia Roberto Carlos. Velhos tempos, belos dias.

    ResponderExcluir
  85. li muitos comentários e como tem bastante mulher que adoro esse gênero pensei q fosse só os homens q curtia esse gênero..fiquei muito feliz.sou fâ de mais de western.meus filmes preferidos e séries..adoro Bonanza uma série fantástica..uma pena o TCM ter tirado da noite..colocado pela manhã..a noite seria o ideal pra todos.infelizmente ta cheia de porcaria as tvs..

    ResponderExcluir
  86. Valdir da Silva Guerra.26 de julho de 2016 às 16:50

    Me sinto muito privilegiado em assistir esta série de filmes Bonanza na minha infancia.Esta série de filmes,inspirava nós crianças a brincar de cavalinho de pau.Que saudades.Não fazem mais filmes assim,como atores semelhantes.

    ResponderExcluir
  87. Juro, que estou até chorando de emoção neste momento.
    Séries:
    Bonanza
    O marcado
    Perdidos no Espaço
    Zorro
    Etc..

    ResponderExcluir
  88. Juro, que estou até chorando de emoção neste momento.
    Séries:
    Bonanza
    O marcado
    Perdidos no Espaço
    Zorro
    Etc..

    ResponderExcluir
  89. Bonanza foi o seriado do qual devemos tirar exemplos para nossas vidas.Como: Honestidade, Simplicidade, Humildade, Amor, e acima de tudo "A Família", coisa que está faltando hoje em dia. Todos deveriam assistir este seriado e tirar bons exemplos que ele ensina.

    ResponderExcluir
  90. uma das melhores séries da época. Ficávamos esperando aos sábados o momento daquela música da chamada. Infância e adolescência muito feliz.passei por essas séries. Que bom recordar.

    ResponderExcluir
  91. MUITA SAUDADE DESSA MARAVILHOSA SÉRIE

    ResponderExcluir
  92. Gosto tanto que gravei todos os episódios para revê-los sempre. Sinto apenas que, no decorrer dos episódios, tenha ficado "esquecido" que havia um "Adam Cartwright" que havia se mudado para estudar longe, passando a ser considerado como se fossem apenas 2 filhos de Ben Cartwright. E após a morte de Dan Blocker, não justificar seu sumiço na série contribuiu para o desinteresse da já tão desmembrada família. Uma pena...

    ResponderExcluir
  93. Caros simpatizantes da série Bonanza, sou um apaixonado pela série, pois na época assistia com a euforia do Mocinho vencendo o Bandido hoje assisto e vejo a grande lição de vida e moral que o filme passava e que não existe mais na TV infelizmente. levantei hoje com um aperto no coração (nostalgia) e fui pesquisar sobre os lugares das gravações de Bonanza e se existem ainda; sou católico diácono da Igreja e fiquei surpreso ao constatar que Dan Blocker faleceu em 13 de maio, justamente na data da aparição de N.S. de Fátima Portugal (onde hoje 13 de maio de 2017 o Papa Francisco canoniza os videntes Jacinta e Francisco) Dan (Hoss) até o céu um dia com Maria a Mãe de Jesus.

    ResponderExcluir
  94. Porque a série se chama Bonanza? Pois a família se chama Cartwright e o rancho Ponderosa, o estado é Nevada e a cidade Virginia. Sei que Bonanza em espanhol é bonança em português. Mas onde tá o origem do título a série?

    ResponderExcluir
  95. Tenho esta série e estou assistindo via d v d , já estou na metade e vou assistir todos, muito boa .

    ResponderExcluir
  96. Tenho 51 anos e cresci assistindo bonanza... e Mato as saudades pela internet... a série teve episodios memoráveis e até engraçadosengraçados... bonanza Forever.. .

    ResponderExcluir
  97. Uma série maravilhosa. Mas tudo tem início, meio e fim. Com a morte do Dan Blocker não havia mais espaço para o seriado, que deveria ser interrompido imediatamente. Insistir foi uma bobagem. Ficaram os mais de 400 episódios, como exemplo de uma série bem sucedida.

    ResponderExcluir
  98. Saudades dos personagens,bonanza ficou triste sem a presença de dan bloker mas mesmo assim consegui assistir a serie completa comprei todas as temporadas assisto ates os dias de hoje saudades eternas...

    ResponderExcluir
  99. Descobri essa série por acaso n yutube.adoro o gênero faroeste.e fiquei muito triste ao Acompanhar os acontecimentos com os atores.com certeza o Dan era de mais

    ResponderExcluir
  100. Está passando Bonanza na TV Mega Cine, sextas-feiras, às 19h30 (horario de Brasilia). Este canal é acessado pela internet: http://www.olhosnatv.com.br/2020/06/tv-mega-cine.html

    ResponderExcluir
  101. Realmente, me afeições à série pois me lembra muito minha família, que como os personagens, já se foram todos. São muitos bons exemplos de honra, honestidade e dignidade. Lembra meu pai e a educação que tivemos. Consigo assistiralguns episódios legendados, pelo YouTube. Foi muito bom.

    ResponderExcluir
  102. O que é bom sempre terá admiradores! A série Bonanza com seus excelentes atores marcou época e até hoje tem audiência através do You Tube.

    ResponderExcluir
  103. Amo assistir. Que coisa boa ver histórias,tristes, alegres, românticas..que nostalgia. Valores inseridos nas histórias que certamente foram influenciadores de muitos jovens, pena que não volta mais. Saudade.

    ResponderExcluir
  104. Olá, estava assistindo um episódio e notei que a música de fundo é a mesma de chaparral. Bom, pelo menos os acordes são parecidos. Episódio pressure games.

    ResponderExcluir
  105. Os westerns antigo é muito melhor de assistir do que os recentes.

    ResponderExcluir