UMA REVISTA ELETRÔNICA QUE FOCALIZA O GÊNERO WESTERN

10 de fevereiro de 2011

GRANDIOSO WESTERN COM ORSON WELLES

Orson Welles era um gênio precoce que ainda adolescente escrevia peças de teatro e aos 25 anos escreveu, roteirizou, dirigiu e atuou naquele que é considerado o melhor filme de todos os tempos, "Cidadão Kane". E quando o mundo todo se rendia ao talento de Welles, lhe perguntaram quais os diretores que mais o influenciaram. Ele respondeu: "John Ford, John Ford e John Ford". E emendou dizendo que antes de dirigir "Citizen Kane" assistira 40 vezes "No Tempo das Diligências". Com toda essa reverência ao Homero das Pradarias seria lícito esperar que Orson Welles um dia participasse de um western. Cary Grant é um dos raros grandes nomes de Hollywood que nunca atuaram no mais norte-americano dos gêneros cinematográficos, o western. Já Orson Welles não se pode dizer que não possua um western na sua extensa e desigual filmografia como faz-tudo no cinema. Ele participou sim, daquele que David O. Selznick pretendia que fosse a versão de "...E o Vento Levou" dos westerns, ou seja, "Duelo ao Sol" (Duel in the Sun). Para quem não sabe, aquela incomparável voz grave que narra esse grande drama de luxúria, ambição e paixão doentia é a voz do gênio Orson Welles, que teve portanto, uma participação no grandioso western que Selznick produziu para sua amada Jennifer Jones.

4 comentários:

  1. Este excelente e classico faroeste faz parte dos 20 melhores que vi. Falamos muito na beleza de J.Jones, no talento e bom papel de Peck, no bom desempenho de Cotten, mas Lilian Gish e L.Barrimore, respectivamente pais de Peck e Cotten na pelicula, arrasam em seus papéis. Também a boa direção de Vidor e a produção de Selzenick, que esteve presente em cada minuto das filmagens, supervisionando e opinando fazendo valer seu investimento, veio a resultar, com todo este conjunto de celebridades atuando dentro e fora das telas, como realmente um faroeste quase que sem defeitos e digno de todas as honras que lhe foi imputada. Perfeito, belo, bem interpretado,com um conteúdo de consistencia e com uma direção magistral de King Vidor. O que poderia dar errado em tudo isso? Nada. Tudo saiu perfeito.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Há uma história publicada na Pardner sobre um moço que tinha obsessão por Duelo ao Sol e se achava o próprio Gregory Peck. um dia essa história será publicada no blog da Pardner. - Kit Hodgkin

    ResponderExcluir
  3. Duelo ao Sol foi um western marcante em nossas vidas de cinéfilo, um elenco de primeira classe e uma produção soberba.
    O filme tem uma ação e narrativa que nos prende do principio ao fim. Consistindo num verdadeiro e inesquecivel espetaculo cinematografico. Sidnei Costarelli

    ResponderExcluir
  4. Scorsese em sua Viagem Pessoal com Martin Scorsese Através do Cinema Norte-Americano faz uma emocionada reverência a esse filme. Para muitos o grande mal de Duelo ao Sol é ser excessivamente pretensioso. Já dizia Pauline Kael que os westerns são melhores quando são simples.

    ResponderExcluir